Banca de DEFESA: MAYARA GABRIELLE BARBOSA BORGES

2017-09-28 13:58:59.2

DISCENTE: MAYARA GABRIELLE BARBOSA BORGES
DATA: 02/10/2017
LOCAL: Auditório Vermelho - Hospital Universitário UFMA "Presidente Dutra" - Centro
TÍTULO: INFLUÊNCIA DOS MARCADORES DE HIPOPERFUSÃO TECIDUAL NA FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E CAPACIDADE FUNCIONAL EM PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDIACA
PALAVRAS-CHAVES: cirurgia cardíaca, perfusão e força muscular.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: O desequilíbrio entre a oferta e o consumo de oxigênio decorrente de fatores intra e pós-operatórios consiste em uma das causas para as mais diversas complicações após cirurgia cardíaca, podendo acarretar em redução da força muscular periférica (FMP) e limitação da capacidade funcional. Esta pesquisa propõe-se a avaliar a repercussão dos marcadores de perfusão tecidual na FMP e capacidade funcional de indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca. Trata-se de um estudo do tipo coorte prospectivo, com 72 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca e admitidos na Unidade de Cuidados Intensivos Cardiológicos (UCI Cardio) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Unidade Presidente Dutra, em São Luís – MA, entre janeiro e dezembro de 2016. Realizou-se a mensuração da força muscular periférica, por meio de dinamômetro hidráulico de mão e da capacidade funcional, por meio da Medida de Independência Funcional (MIF), no pré-operatório e no 6º dia de pós-operatório. Os marcadores de perfusão avaliados, por meio de gasometrias arterial e venosa, foram: lactato arterial, saturação venosa central de oxigênio (SvcO2) e diferença arteriovenosa de dióxido de carbono (∆pCO2). As coletas foram realizadas em quatro momentos: pré-indução anestésica (T0), admissão na UCI (T1), seis (T2) e 12 horas (T3) após a admissão na UCI. Quanto à força muscular periférica observou-se redução dos valores tanto na mão dominante (p= 0,03) quanto na não-dominante (p = 0,004), quando comparados valores pré e pós-operatórios, assim como a capacidade funcional, mensurada pela MIF (p < 0,0001). Não foi encontrada correlação entre os marcadores de perfusão tecidual e os desfechos funcionais avaliados.Entretanto, ao estratificar os grupos quanto o tipo de cirurgia realizada em relação à FMP foi observada correlação negativa fraca da ∆pCO2 do T1 da mão dominante (p = 0,04; r= -0,36) e da mão não dominante (p = 0,04; r= -0,36) em pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio. Portanto, nesta amostra, a cirurgia cardíaca ocasionou prejuízos na capacidade funcional e FMP quando mensuradas ainda em ambiente hospitalar. Além disso, os pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio que apresentam maior ∆pCO2 no pós-operatório apresentam menores valores de FMP.
Co-orientador externo à instituição - DANIEL LAGO BORGES - F.M.Nassau
Externo à Instituição - DANIELA BASSI - UNICEUMA