Banca de QUALIFICAÇÃO: ATHIENNE DRIELE MANIVA TEIXEIRA DO NASCIMENTO

2017-11-03 14:23:56.089

DISCENTE: ATHIENNE DRIELE MANIVA TEIXEIRA DO NASCIMENTO
DATA: 10/11/2017
LOCAL: Sala de estudo de patologias - Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão
TÍTULO: Avaliação de fatores prognósticos e expressão imuno-histoquímica da proteína Ki67 de pacientes com câncer de pênis que foram submetidos a linfadenectomia regional no Estado do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer de Pênis. Linfadenectomia. Metástase.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O Câncer de Pênis é um problema de saúde pública principalmente em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. No Brasil, a incidência é alta, e as regiões Nordeste e Sudeste são as mais afetadas. Um dos desafios do Câncer de Pênis hoje é a identificação de fatores que podem gerar impacto no prognóstico dos pacientes e a descoberta de biomarcadores que possam contribuir no gerenciamento do paciente. O objetivo do estudo foi analisar fatores prognósticos e a expressão imuno-histoquímica da proteína KI67 em pacientes com câncer de pênis que foram submetidos a linfadenectomia regional no Estado do Maranhão no período de 2009 a 2017. Procedeu-se a revisão de prontuários e entrevistas com os pacientes que eram diagnosticados com a doença, bem como contato telefônico com os mesmos e revisão periódica do prontuátio eletrônico para acompanhamento do status do paciente. Foram estudados 55 pacientes, a média de idade foi de 55,4 anos , 26(47%) eram da região Norte do Estado, 26(47%) declaram possuir o ensino fundamental, a presença de metástase linfonodal foi detectada em 28(51%) dos casos e a linfadenectomia bilateral esteve associada a presença de metástase p=0,010. O estadiamento pT1-pT2 e a presença de invasão angiovascular, não estiveram relacionados a presença de metástase p=0,025 e p=0,0037= respectivamente. Foi encontrada correlação entre a ausência de coilocitose e a metástase linfonodal p=0,012. Os pacientes que não tiveram metástase linfonodal apresentaram uma sobrevida livre de doença maior que aqueles que apresentaram metástase. Estes dados preliminares demonstram que, os fatores prognósticos que são descobertos diante do gerenciamento linfonodal de pacientes com Câncer de Pênis no estado do Maranhão, tem gerado impactos positivos que influenciam na sobrevida livre de doença dos pacientes que evoluem sem metástase linfonodal.
Presidente - 2046964 - GYL EANES BARROS SILVA
Interno - 1556448 - MARCELO SOUZA DE ANDRADE