Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA BRUNA ARRUDA ARAGÃO

2017-11-24 09:18:57.62

DISCENTE: FRANCISCA BRUNA ARRUDA ARAGÃO
DATA: 30/11/2017
LOCAL: Auditório Azul - Núcleo de telesaúde - Hospital Universitário UFMA "Presidente Dutra" - Centro
TÍTULO: ATIVIDADE FÍSICA NOS PROGRAMAS DE PROMOÇÃO A SAÚDE DO HOMEM NO DISTRITO ITAQUI BACANGA, SÃO LUÍS-MA: PERCEPÇÃO E OPINIÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E USUÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Saúde do homem. Atividade Motora. Atenção Primária à Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi um marco na promoção de ações de saúde direcionado para o usuário masculino, ao contrário de ouras políticas voltadas para as mulheres e outras minorias. Entre as ações que essa política preconiza, a atividade física, cumpre o papel fundamental para que esse público tenha acesso à programas de promoção de saúde. Diante do exposto, esse estudo objetivou analisar a percepção dos profissionais e usuários da Estratégia de Saúde da Família (ESF) sobre ações de promoção da saúde e de atividade física, desenvolvidas para o homem no Distrito Itaqui Bacanga. Participaram do estudo, por meio de uma seleção amostral por conveniência, 119 pacientes do sexo masculinos acompanhados pelas unidades de saúde pesquisadas e 85 profissionais que compõem a ESF (equipe mínima) que prestavam assistência direta aos pacientes. A pesquisa em questão utilizou-se dois questionários, referentes aos profissionais da ESF (questionário qualitativo) e os participantes masculinos (questionário quantitativo), como instrumento de coleta de dados. Para os dados qualitativos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo do tipo temática. Após a análise dos depoimentos dos entrevistados emergiram cinco categorias temáticas: 1 - Saúde do Homem; 2 - Dificuldades operacionais para a realização de assistência à saúde do homem; 3 - Instrumentos utilizados pelos profissionais para a comunicação com o usuário; 4 - Atividade física e saúde do homem; e 5 - Ações sugeridas para a melhoria na assistência ao usuário homem. Com relação aos resultados quantitativos, verificou-se que: 31,9% estavam com idade entre 20 a 29 anos, 57,1% de cor parda, 52,1% com Ensino Médio completo, 37% com união estável, 76,5% de múltiplas profissões, 66,4% vivem com 1 a 2 salários mínimos, 50,4% etilista e 88,2% não fumavam. Somente 21,8% dos entrevistados tinham doenças crônicas não-transmissíveis, sendo que desse número, 26,9% eram hipertensos. Observou-se também que 77,3% não fazem uso de remédios diários e 55,5% dos entrevistados só procuram o serviço médico em casos emergenciais, 89,1% possui acesso ao serviço de saúde através do SUS, 70,6% não conhecem o Política Nacional de Atenção Integral à Saúde Do Homem (PNAISH), sendo que dos 29,4% que conhecem o programa, tiveram conhecimento através da televisão (10,9%). Verificou-se que 50,4% avaliaram a assistência o homem como regular, contudo 84,1% sabem a importância da prevenção de doenças. Verificou-se tambémem que 84,1% não participam de nenhum programa voltado para esse público, entretanto, 99,2% gostariam da existência de serviços voltados a Saúde do Homem. Quanto as dificuldades para ir no serviço de saúde, 54,6% relataram o trabalho como empecilho. Referente a realização da atividade física, observou-se 58,8% dos usuários praticavam alguma AF, sendo que a caminhada (23,5%) foi a frequente e 40% praticam 1 a 2 dias por semana. Observou-se também que usuários com alguma DCNT tinham 3 vezes mais chances de não realizar atividade física, enquanto os usuários que procuraram os serviços nas UBS estava protegidos contra a inatividade física em 56,2%. Diante do exposto, conclui-se que existe a necessidade da realização de outros estudos com a mesma temática, visto que o PNAISH é um avanço na saúde do homem, além de possibilitar a este público uma oferta de uma assistência integral e humanizada, considerando a singularidade do universo masculino.
Externo ao Programa - 2411766 - ANA EUGENIA RIBEIRO DE ARAUJO FURTADO ALMEIDA
Presidente - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR