Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ALMEIDA

DISCENTE: ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ALMEIDA
DATA: 06/12/2017
LOCAL: Centro de Pesquisa do CCBS/Cidade Universitária - Campus do Bacanga
TÍTULO: Fatores associados ao excesso de peso em crianças
PALAVRAS-CHAVES: obesidade, criança, genética, alimentação, exercício.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Introdução: A obesidade é uma condição multifatorial determinada pela interação entre ambiente, predisposição genética e comportamento humano. Nas últimas décadas, sua prevalência aumentou significativamente em todas as faixas etárias. Objetivo: Identificar os fatores associados ao excesso de peso corporal em crianças com idade entre 9 e 10 anos da cidade de São Luís, Maranhão. Métodos: Estudo transversal com amostra de 256 escolares, 9 e 10 anos de idade. As crianças foram entrevistadas, individualmente, para o preenchimento de questionários: condição socioeconômica familiar (ABEP), consumo alimentar (QUADA), nível de atividade física do dia anterior (QUAFDA) e de 7 dias anteriores (PAQ-c), atividade sedentária (Tempo total de tela) e maturação biológica (estágios de Tanner). A antropometria foi realizada (massa corporal, estatura, circunferência da cintura, dobras cutâneas triciptal e subescapular) e excesso de peso corporal foi determinado pelo índice de massa corporal. A genotipagem do polimorfismo rs9939609 foi feita por PCR (polymerase chain reaction) em tempo real. Análise descritiva foi utilizada para caracterização da amostra. O teste qui quadrado analisou a associação entre o excesso de peso corporal (desfecho) e variáveis preditoras. Resultados: A amostra apresentou índice elevado de excesso de peso corporal (38,3%). Paralelamente, 13,3% eram portadores do genótipo de risco para obesidade (AA). A maioria das crianças era do gênero feminino (53,9%); estava matriculada no 4º ano (52,3%); turno vespertino (52,3%); na rede pública de ensino (69,1%) e pertencia aos estratos de rendimento mais baixos (56,2%). Em relação a maturação biológica, 48,8% estavam na fase puberal inicial e apenas 6 meninas (4,4%) já menstruaram. Quanto a alimentação, 78,5% consumiram 5 a 6 refeições no dia anterior a entrevista e 79,7% apresentaram consumo adequado. O nível de atividade física foi considerado intermediário (58,6%) na semana anterior a entrevista e baixo (75,8%) no dia anterior. O deslocamento para a escola foi sedentário para 79,3%. Além disso, 49,2% das crianças usaram tela entre 2 a 6 horas por dia. Quanto ao teste de associação, apenas a variável gênero foi associada ao excesso de peso (p = 0,043). Conclusão: A prevalência do excesso de peso corporal, em crianças ludovicenses, foi elevada (38,3%) e foi associada significativamente com o gênero.
Externo ao Programa - 2326302 - CARLOS EDUARDO NEVES AMORIM
Externo ao Programa - 1997129 - CHRISTIAN EMMANUEL TORRES CABIDO