Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLE VIEIRA DA SILVA BRASIL

DISCENTE: GABRIELLE VIEIRA DA SILVA BRASIL
DATA: 15/01/2018
LOCAL: Centro de Pesquisa do CCBS/Cidade Universitária - Campus do Bacanga
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA SOB A LÓGICA DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente em Saúde. Recursos humanos em saúde. Educação a distancia. Programa Mais Médicos
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A escassez de médicos em áreas remotas e vulneráveis na atenção básica (AB), que é a porta de entrada do sistema de saúde brasileiro, levou o Governo Federal a providenciar ações de intervenção. Iniciou-se com iniciativas como o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), no entanto, foi com a implantação do Programa Mais Médicos (PMM) que se alcançou a provisão de médicos em tempo adequado para atender a demanda dos municípios brasileiros. No programa, é prevista a educação permanente dos profissionais por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), com integração ensino-serviço e ofertas de cursos de aperfeiçoamento e especialização na modalidade a distância, a fim de facilitar o processo de formação profissional na área da saúde, em consonância com as diretrizes e princípios do SUS. Nesse contexto, este estudo objetivou analisar a qualidade de um curso latu sensu em atenção básica levando em consideração a opinião dos alunos participantes do PMM. A população em estudo foi composta por médicos vinculados ao PMM que se matricularam no curso de especialização em Atenção Básica em Saúde ofertado pela UNA-SUS/UFMA, na modalidade a distância, entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de uma abordagem qualitativa baseada nas narrativas coletadas através do SigU Questionário, subsistema desenvolvido pela UNA-SUS/UFMA para avaliação dos seus cursos. Para análise de narrativas foi realizada a análise de conteúdo de modalidade temática, seguindo as etapas definidas por Bardin (2011), resultando na formação de sete núcleos de sentido: 1 – Curso a distancia; 2 – Conectividade via internet; 3 – Ambiente Virtual de Aprendizagem; 4 – Conteúdo e material didático; 5 – Atividades; 6 – Tutor; 7 – Relação teoria e prática profissional para o fortalecimento da AB. Ao analisar as narrativas, foi possível perceber que a conexão com a internet ainda nos dias atuais é um problema em algumas áreas. A oferta do curso, mesmo sendo ele uma etapa obrigatória, foi ressaltada por sua importância para troca de experiências e conhecimentos sobre o SUS. O material didático foi reportado como dinâmico e o conteúdo atualizado, sendo o curso considerado bem conceituado. Diante do exposto, observa-se um feedback positivo dos alunos sobre o curso ofertado, o que contribui para o acompanhamento e aprimoramento dos cursos em EaD oferecidos pela UNA-SUS/UFMA, assim como, na perspectiva da educação permanente em saúde, para o fortalecimento da AB e melhoria da saúde pública brasileira.
Presidente - 1089238 - ANA EMILIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
Interno - 4111411 - FERNANDA FERREIRA LOPES