Banca de DEFESA: FRANCO CELSO DA SILVA GOMES

DISCENTE: FRANCO CELSO DA SILVA GOMES
DATA: 26/02/2018
LOCAL: Centro de Pesquisa do CCBS/Cidade Universitária - Campus do Bacanga
TÍTULO: PERFIL PSICOSSOCIAL DE MULHERES DURANTE O PRÉ-NATAL EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Gestação. Estresse. Autoestima. Apoio Social.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A gestação é um evento fisiológico na vida da mulher, marcado por intensas modificações físicas, psicológicas, sociais e econômicas, necessitando de um melhor acompanhamento, evitando possíveis agravos. Os aspectos emocionais na gestação é um notório desafio, sendo o estresse , falta de apoio social e a autoestima possíveis perturbadores da saúde e bem-estar materno-fetal, local onde a assistência pré-natal integral faz - se indispensável para uma gravidez segura e saudável. Assim, o objetivo geral deste estudo foi avaliar o perfil psicossocial de gestantes em acompanhamento pré-natal a partir do Prenatal Phycossocial Profile ( PPP ). A metodologia aplicada neste estudo é de caráter observacional analítico do tipo transversal, descritivo, exploratório com abordagem quantitativa, com coleta de dados primários no período de março a julho de 2017, no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Materno-Infantil do Hospital Universitário Materno - Infantil da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), no município de São Luís – MA, com gestantes que estavam em acompanhamento Pré-Natal. Para realização desta pesquisa utilizou-se um questionário validado, adaptado e traduzido para língua portuguesa, o Prenatal Phycossocial Profile (PPP). A amostra foi composta por 160 gestantes, incluindo todas as mulheres na faixa etária entre 12 e 45 anos de idade.. Na análise estatística descritiva pode – se notar que a maior parte das gestantes quanto a escolaridade, 63 (40,91%) tinham ensino médio completo, 46 (29,44%) estavam entre a 33ª e a 37ª semana de gestação, 86 (54,09%) não tinham história de abortamento, 74 ( 46,25%) haviam realizado até o momento da entrevista de 1 a 4 consultas pré – natais. Relativo aos dados clínicos das gestantes 30 (26,10%) apresentaram altura uterina de 31 a 35 cm no momento da pesquisa, 57 (38,76%) ganharam de 0 a 4 quilos e que 153 (99,35%) tinham pressão normal. Na análise de regressão linear do constructo estresse observou – se que todas as variáveis apresentaram influência significativa com destaque para preocupações financeiras (R2=0,60), quanto ao apoio do companheiro as variáveis que mais explicaram o construto foram: permitir falar de coisas pessoais (R2=0,70) e demonstrar que valoriza o que faço por ele (R2=0,69), no apoio de outras pessoas o destaque as subescalas ajuda a sair de situações difíceis (R2=0,69), demonstra que valoriza o que você faz por ele (R2=0,68) e estará sempre por perto (R2=0,68). Todas as variáveis que compõem o construto Auto-estima no PPP - VP tiveram influência significativa (p<000,1), sendo que a regressão linear simples revelou que o sentimento de que “não” é um fracasso (R2= 0,37) e sentir-se satisfeita consigo mesma (R2= 0,31) foram os que mais explicitaram o referido construto, demonstrando as características de boa auto –estima nas gestantes entrevistadas. Pode – se perceber na pesquisa que as gestantes encontram – se com um fatores psicossociais ajustados e dentro de um padrão que não compromete o período , porém ainda fala – se muito pouco nas unidades desse olhar quanto a esses aspectos o que pode causar interferências negativas à gestação.
Externo ao Programa - 4104801 - ADRIANA DE FATIMA VASCONCELOS PEREIRA
Presidente - 4111411 - FERNANDA FERREIRA LOPES