Banca de DEFESA: GERUSINETE RODRIGUES BASTOS DOS SANTOS

DISCENTE: GERUSINETE RODRIGUES BASTOS DOS SANTOS
DATA: 15/03/2018
LOCAL: Centro de Pesquisa do CCBS/Cidade Universitária - Campus do Bacanga
TÍTULO: ESTUDO DO PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) 18 E VARIANTES ASSOCIADAS AO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM USUÁRIAS DA REDE SUS, SÃO LUÍS - MA
PALAVRAS-CHAVES: Câncer do colo do útero; Papilomavírus humano; HPV 18; Variantes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: O câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer que mais afeta as mulheres em todo o mundo, com mais de 80% dos casos ocorrendo em países em desenvolvimento. Aproximadamente 70 a 80% deste câncer está associado com os tipos de Papilomavírus Humano (HPV 16 e 18). Diversos estudos relatam a diversidade intratipo de HPV associados com a progressão da infecção para o câncer invasivo, podendo interferir biologicamente e etiologicamente no desenvolvimento do câncer do colo do útero. Dentre os tipos virais, o HPV 18 apresenta elevada oncogenicidade e é o segundo tipo mais prevalente em tumores cervicais. Objetivou-se analisar as variantes intratipo de Papilomavírus Humano 18 em amostras de câncer de colo de útero em mulheres assistidas em São Luís – MA. Dados sociodemográficos foram obtidos através de questionários aplicados às pacientes. Fragmentos tumorais do colo do útero foram coletados e submetidos a extração de DNA e, posteriormente, foram realizadas reações de Polymerase Chain Reaction (PCR) para a detecção do HPV. Foi utilizada a técnica de PCR Nested e os primers utilizados foram PGMY09/11 para o primeiro round e GP+5/6 para o segundo round. As amostras positivas foram submetidas a técnica de sequenciamento automatizado para a genotipagem do tipo viral. Para a caracterização das linhagens de HPV 18, amostras positivas foram submetidas a PCR utilizando primers específicos para amplificação das regiões LCR e E6 do vírus HPV 18. Foram analisados os dados de 120 pacientes com câncer do colo do útero (CCU). A maioria das mulheres estavam na faixa etária entre 40 a 49 anos (34/28.33%), possuíam escolaridade até o ensino fundamental (51/42.50%), renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos (66/55%) e eram casadas/união consensual (62/51.67%). Não houve resultado estatisticamente significativo entre a associação do HPV e variáveis sociodemográficos e associadas a fatores de risco para o câncer do colo do útero (p<0.05). O HPV esteve presente em 88 mulheres (73.33%). Os tipos prevalentes foram o HPV 16 (48/54.0%), o HPV 18 (12/13.7%), o HPV 35 (6/6.9%) e o HPV 45 (5/5.7%). Dentre as 12 amostras positivas para HPV 18, em 10 foi identificada a variante A (80%) e em 2 foi identificada a variante B (20%). O tipo histológico de maior prevalência em tumores com HPV 18 foi o carcinoma epidermoide (CE) em 6 amostras (50.0%), seguido pelo adenocarcinoma em 3 amostras (25%). Em relação as sublinhagens, foram identificadas sublinhagens A1, A3, A2, A4, B1 e B2. O conhecimento das variantes do HPV 18 fornecerá referência para a classificação filogenética das sublinhagens com relevância biológica e epidemiológica em câncer do colo do útero no Maranhão.
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL
Interno - 6549743 - GEUSA FELIPA DE BARROS BEZERRA