Inscrições abertas para disciplina Optátiva " Epidemiologia " - agosto 2018

2018-05-22 15:17:38.152

O Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto - PPGSAD - Mestrado Acadêmico, informa que as inscrições estão abertas para alunos regulares e especiais na disciplina Optátiva " Epidemiologia ", no período de: 20/8/2018 a 25/10/2018

Profa. Dra Maria Bethânia da Costa Chein,

Carga Horária: 60 horas - 04 créditos

Dias : segundas tarde 14:00 às 17:30h e terças manhã - 11 turnos - de: 20/8/18 a 25/10/18

Local:  Centro de Pesquisa do CCBS - Cidade Universitária - Bacanga / São Luis

EMENTA

•          Fornecer fundamentos básicos da epidemiologia que capacitem os discentes a analisar os problemas relacionados aos determinantes do processo saúde-doença.

•          Utilizar instrumentos de medida de morbidade (incidência e prevalência); de mortalidade (coeficientes e índices); freqüência; associação e risco, relacionando-os com os diversos desenhos epidemiológicos para pesquisa científica.

•          Identificar as principais características dos estudos descritivos (transversal e ecológico) e analíticos (caso-controle, coorte, ensaio-clínico).

•          Reconhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo

DESENVOLVIMENTO

A Disciplina constará de exposição teórica, dialogada, exercícios, avaliação escrita. Os discentes durante os exercícios irão aprender a realizar os cálculos das medidas mais freqüentes em epidemiologia, a reconhecer o tipo de estudo e o seu desenho através da leitura de artigos científicos.

AVALIAÇÃO

Será considerado aprovado, o discente que obtiver a presença mínima de 75% (7 aulas) e a nota mínima de sete na avaliação final (último dia).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA-FILHO, NAOMAR; ROUQUAYROL, MARIA ZÉLIA. Introdução à Epidemiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 4ª Ed. Revisada. 2006.

FLETCHER, R. H.; FLETCHER, S. W.; FLETCHER, G. S. Epidemiologia clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

GORDIS L. Epidemiologia. 4ª. Ed., Revinter, 2010;

MEDRONHO, ROBERTO A. Epidemiologia. São Paulo: 2ª Ed.  Atheneu, 2008.

PEREIRA, MAURÍCIO GOMES. EPIDEMIOLOGIA TEORIA E PRÁTICA. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 5ª Ed.2001.

ROUQUAYROL, M.Z.; ALMEIDA FILHO N. Introdução À Epidemiologia. 4ª Ed., Guanabara Koogan, 2006.

SUCHMACHER, MENDEL; GELLER, MAURO. Bioestatística Passo Passo. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

CRONOGRAMA

1ª Dia – 20/8/18         Conceito/Aplicação de Epidemiologia; População, Amostra, Variável, Dado;

Epidemiologia descritiva; Natureza/Escalas das Variáveis;

Variável aleatória;

2ª Dia – 21/8/18         Tipos de Amostragem; Controle de Amostra;

Viés Metodológico, Erro aleatório, Variável de Confundimento;

Exercícios

3ª Dia – 27/8/18         Medidas de Frequência: Incidência e Prevalência; Medidas de Associação e de Risco; Hipóteses (nula e alternativa) e valor de ;

Exercícios

4ª Dia – 3/9/18           Sensibilidade e Especificidade; Valor Preditivo Positivo e Negativo;

5ª Dia – 4/9/18           Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão;

6ª Dia – 10/9/18         Medidas de Variabilidade

Exercícios

7ª Dia - 11/9/18          Epidemiologia Descritiva e Inferencial; Principais Tipos de estudos epidemiológicos;

8ª Dia - 17/9/18          Estudo Transversal; Estudo de Coorte

Exercícios

9ª Dia - 18/9/18          Estudo de Caso-Controle; Estudo de Experimental                                                       Estudo de Ensaio Clínico

10ª Dia – 24/10/18     Avaliação de Projetos de Pesquisa∕Aula de reposição;

11ª Dia - 25/10/18      Avaliação Escrita

Para aluno Especial

Valor da inscrição: R$ 110,00

Faça logo, a confirmação da sua inscrição na disciplina oferecida.

Contato: 3272-9520 / 9521

Atenciosamente,