Banca de DEFESA: VIVIANE CHAVES DE CARVALHO

DISCENTE: VIVIANE CHAVES DE CARVALHO
DATA: 02/07/2018
LOCAL: Centro de Pesquisa do CCBS / Cidade Universitária
TÍTULO: UTILIDADE DO TESTE DO GLUCAGON NO DIAGNÓSTICO DAS DEFICIÊNCIAS DE GH E CORTISOL EM PEQUENAS LESÕES HIPOFISÁRIAS
PALAVRAS-CHAVES: Microprolactinomas. Microadenomas Não-Funcionantes. Teste de Estímulo com Glucagon. Dose Fixa. Teste de Tolerância à Insulina. Deficiência de GH. Deficiência de Cortisol.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: É consensual na literatura a investigação do eixo hipotálamo-hipofisário com testes de estímulo somente em lesões hipofisárias maiores que 1cm. Os tumores hipofisários menores que 1cm podem apresentar deficiências de GH e cortisol aos testes de estímulo. Avaliamos a resposta do GH e cortisol ao Teste do Glucagon de 3h de duração (dose fixa) em 40 pacientes com lesões hipofisárias menores que 1cm, e posterior realização do Teste de Tolerância à Insulina (ITT) para confirmação das deficiências. No Teste do Glucagon, 3,7% dos microprolactinomas não responderam ao GH (<3 ng/mL) e 77,8% apresentaram valor de cortisol >18 μg/dL, enquanto 37,5% dos microadenomas não-funcionantes tiveram subresposta ao GH. Todos os 40 pacientes obtiveram valores de GH>1 ng/mL. As deficiências de GH e cortisol não foram confirmadas no ITT. Nossos achados demonstram que o Teste do Glucagon apresenta um elevado número de resultados falsos-positivos com maiores valores de cut-offs. O Teste do Glucagon mostrou-se um opção segura quando há contra-indicação ao Teste de Tolerância à Insulina. Os testes de estímulo não devem ser rotineiramente indicados na avaliação do eixo hipotalâmico-hipofisário em lesões menores que 1cm, a não ser nos casos que haja alterações metabólicas/clínicas sugestivas de tais deficiências ou diminuição progressiva de IGF1 e cortisol durante o acompanhamento rotineiro destes pacientes. Há uma necessidade de adequação dos cut-offs tanto para GH quanto cortisol.
Externo à Instituição - ADRIANA MARIA GUIMARÃES SÁ BECKMAN - FESL
Externo ao Programa - 550694 - JOAO FRANCISCO RIBEIRO FURTADO NETO