Banca de DEFESA: NIVALDO DE JESUS SILVA SOARES JÚNIOR

DISCENTE: NIVALDO DE JESUS SILVA SOARES JÚNIOR
DATA: 15/08/2018
LOCAL: Centro de Pesquisa do CCBS / Cidade Universitária
TÍTULO: Histórico familiar de hipertensão arterial e nível de atividade física sobre o sistema nervoso autônomo de adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão. Sistema Nervoso Autônomo. AtividadeFísica. Adolescente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença crônico degenerativa e multicausal. Um importante fator de risco para essa doença é o sedentarismo, que está presente em muitas vezes, desde a adolescência. Essa patologia está associada a alterações autonômicas como aumento da modulação simpática e redução da vagal. Estudos também apontam que o histórico familiar dessa doença, possui uma influência muito grande no que diz respeito às respostas fisiológicas dos indivíduos. Objetivo:analisar o nível de atividade física e histórico familiar de HAS com relação ao comportamento do sistema nervoso autônomo de adolescentes. Materiais e métodos: foram selecionados 162 adolescentes da rede pública de ensino com idade entre 11 e 18 anos de idade, que foram divididos em Filhos de Normotensos (FN, n= 126) e Filhos de Hipertensos (FH, n= 36). Após a assinatura do Termo de Assentimento pelos mesmos e pelo Termo de Consentimento pelos pais, os adolescentes foram submetidos à Avaliação Antropométrica, Nível de Atividade Física através do questionário IPAQ, Maturação Sexual pela Prancha de Tanner, Índice da Qualidade de Sono pelo questionário de Pittsburgh e a Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) utilizando o Eletrocardiograma. Resultados:foi observado que os dois grupos FN e FH não possuem diferenças significativas nas principais variáveis que caracterizam ambos os grupos, como Pressão Arterial Sistólica e Diastólica (PAS e PAD), Índice de Qualidade de Sono (IQS), Circunferência da Cintura (CC) e Percentual de gordura. O que mostra uma homogeneidade entre os grupos. Nas variáveis autonômicas, foram observadas diferenças estatisticamente diferentes no que tange o RMSSD, pNN50, Variância Total, HF e SD1. Houve redução desses índices no grupo FH, onde todos eles representam uma retirada vagal. Ao analisar o nível de atividade física entre os grupos, a variável LF apresentou diferença significativa sendo maior no grupo FN com baixo nível de atividade física, indicando aumento simpático. Conclusão:esse estudo vai de acordo com o que mostra a literatura, onde a VFC se encontra diminuída em pessoas com histórico familiar de hipertensão e reduzida também em sedentários. A relevância está em serem escassos os estudos na população de crianças e adolescentes. A pesquisa mostrou que desde a adolescência, a disfunção autonômica já se faz presente, mesmo sem sinais de pressão arterial elevada ou qualquer outro sintoma de mais fácil e comum verificação e diagnóstico.
Presidente - 2992278 - CRISTIANO TEIXEIRA MOSTARDA
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL