Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO ALVES DIAS FILHO

DISCENTE: CARLOS ALBERTO ALVES DIAS FILHO
DATA: 16/08/2018
LOCAL: Centro de Pesquisa do CCBS / Cidade Universitária
TÍTULO: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO FAMILIAR DE HIPERTENSÃO E O POLIMORFISMO DO GENE DA ECA NA MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA EM ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Histórico familiar; Adolescente; hipertensão;Modulação autonômica cardíaca.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônico-degenerativa com origem multifatorial com características de níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA) aumentando o risco para doenças cardiovasculares. Alguns fatores ambientais exercem forte impacto sobre a prevalência desta doença nos jovens, levando a outras complicações cardíacas a longo prazo, assim como o aspecto genético que representa um aumento do risco hipertensivo. Além do fator genético temos o desequilíbrio autonômico, sendo reconhecido como um dos principais causadores da hipertensão. Entretanto poucos trabalhos têm estudado o impacto da presença do polimorfismo do gene da eca e história familiar de hipertensão na disfunção autonômica em adolescentes. Essa importância se dá pelo fato da disfunção autonômica poder estar alterada em filhos de Hipertensos antes mesmo do desenvolvimento da Hipertensão Objetivo: Analisar a modulação autonômica de adolescentes com histórico familiar de hipertensão e o polimorfismo do gene da enzima conversora da angiotensina. Materiais e Métodos: A amostra consistiu de 141 adolescentes entre 14,76 ± 1,60 (FP Hipertensos) e 14,94 ± 1,65 (FP Normotensos) anos de idade, estudantes de escolas públicas de São Luís, Maranhão. A amostra faz parte do projeto nacional brasileiro denominado HASCA (Hipertensão Arterial Sistêmica em Crianças e Adolescentes). O protocolo de coleta foi iniciado mediante assinatura do termo de consentimento e assentimento, consistindo em análises da variabilidade da frequência cardíaca, pressão arterial, medidas antropométricas e genotipagem. Resultados:O principal achado deste estudo foi a diminuição da ação vagal no grupo filhos de pais Hipertensos DD em relação ao grupo filhos de pais Normotensos DD (Var RR(ms²): 1182±819 vs. 2408±212; |BF(ms²): 802±851 x 1463±1448; BF(%): 54±16 vs. 43±16; AF(%): 46±16 vs. 57±16; RMSSD (ms): 40±20 vs. 51±26; SD1(ms): 29±14 vs. 39±21). Conclusão: A presença do histórico familiar de hipertensão com a presença do genótipo DD homozigoto dominante nesses indivíduos confere uma menor variabilidade da frequência cardíaca nos mesmos.
Presidente - 2992278 - CRISTIANO TEIXEIRA MOSTARDA
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL