Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA URUÇU REGO FERNANDES

DISCENTE: ANA CAROLINA URUÇU REGO FERNANDES
DATA: 24/08/2018
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS / UFMA
TÍTULO: NÚCLEO CENTRAL E PERIFERICO DAS´REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS TCC´S DO CURSO ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE – UNASUS/UFMA/PROVAB
PALAVRAS-CHAVES: Education. Primary Health Care. Descriptors.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Este trabalho buscou estudar as Representações Sociais dos alunos do curso de especialização em atenção básica em saúde da Universidade Aberta do SUS - UNASUS/UFMA, inseridos no Programa de Valorização da Atenção Básica - PROVAB no período de 2012 a 2014. A coleta de dados foi realizada por meio do Sistema de Monitoramento da UNASUS/UFMA. Foram selecionados 719 trabalhos após exclusão daqueles que possuíam menos de 3 descritores. Objetivando a homogenização dos dados, foi realizada a organização semântica das palavras chave dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC , categorizando estas de acordo com o DECS em descritores. Foram analizados prototipicamente 2.154 descritores, aqui denominados evocações, comparando a frequência dessas entre os Estados onde o curso aconteceu. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e tem como objeto de estudo os descritores dos TCC´s . Esses trabalhos foram desenvolvidos por médicos, enfermeiros e dentistas distribuídos nos Estados do Maranhão, Pernambuco, Bahia, Piauí e Tocantins. A estatística foi realizada através de análise prototípica baseada na teoria do quadrante de quatro casas de Pierre Vergès utilizando-se o programa Open Evoc 0.83.
Presidente - 1089238 - ANA EMILIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 407674 - ANA MARIA LIMA ALMEIDA