Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO ROGÉRIO LOBÃO DE ARAÚJO COSTA

DISCENTE: PAULO ROGÉRIO LOBÃO DE ARAÚJO COSTA
DATA: 17/10/2018
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS / UFMA
TÍTULO: Percepção da qualidade de vida de mães de crianças portadoras de síndrome congênita associada ao Zika Vírus
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida. Rotinas de vida diária. Percepção. Mães com filhos com síndrome congênita.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Este estudo visa Investigar a Percepção da Qualidade de vida de mães de crianças portadoras de síndrome congênita (microcefalia) associada ao Zika Vírus e tem como objetivos específicos caracterizar os aspectos sócio demográficos de mães expostas ao Zika vírus, que tiveram filhos com síndrome congênita (microcefalia); identificar sua concepção sobre sua Qualidade de vida; analisar as alterações na rotina das mães após o nascimento do seu filho com síndrome congênita e desvendar as alterações das suas atividades de vida diária. Foi realizado um estudo retrospectivo, utilizando uma abordagem de caráter qualitativa que, por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas, identificou a concepção da Qualidade de Vida na Percepção de mães com caso confirmado de infecção pelo Zika vírus por exames realizados pelo fluxo do Ministério da Saúde que foram assistidas na Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão no período de novembro 2015 a maio de 2017 nas quais o recém-nascido foi diagnosticado com síndrome congênita de acordo com as diretrizes da cartilha do Ministério da Saúde. As entrevistas foram realizadas na Casa de Apoio NINAR em São Luis-Ma, por conveniência e melhor estrutura para a mãe e a criança. Para realizar a análise dos dados nesta pesquisa, utilizou-se a Análise Crítica do Discurso (ACD) a partir de Fairclough. A amostra foi composta por 10 mães que foram elegíveis ao estudo. Esta pesquisa adotou a proposta teórico-metodológica apoiada nos conceitos de qualidade de vida e a sua relação com as alterações de vida diária de mães que possuem crianças portadoras de síndrome congênita associada ao Zika Vírus (microcefalia). A qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A percepção do termo Qualidade de vida descrito pelas participantes teve aspectos comuns ligados a saúde, lazer, moradia e estabilidade financeira. A assistência a saúde, através dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, também foi abordado e faz menção a qualidade desses atendimentos de saúde no que se refere ao tempo para conseguir uma consulta até o tratamento da criança nas redes de saúde. A falta de perspectivas futuras das entrevistadas foi abordada, uma vez que muitas delas precisaram deixar o trabalho e estudo para se dedicarem aos cuidados com seus filhos. Algumas participantes referem necessitar de auxílios financeiros do Governo para ajudar no sustento da família. Por sua vez, o Governo não dispõe de programas que possam inserir essas mães no mercado de trabalho e assim melhorar as condições de vida dessas famílias. Trata-se de uma visão voltada unicamente para a assistência a criança, não abrangendo o núcleo familiar. Apesar dessas dificuldades do dia a dia as participantes demonstraram que o amor pelo filho traz consigo superação, sendo demonstrada através do diálogo descrito pela Tulipa (19 anos) “meu filho me ensinou a ser mãe”. Essa descrição remete a ideia de todos os sacrifícios e obstáculos enfrentados por essas mães diariamente.
Presidente - 407201 - MARIA DO DESTERRO SOARES BRANDAO NASCIMENTO
Interno - 6549743 - GEUSA FELIPA DE BARROS BEZERRA