Banca de DEFESA: CARLOS ALBERTO ALVES DIAS FILHO

DISCENTE: CARLOS ALBERTO ALVES DIAS FILHO
DATA: 16/10/2018
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS / UFMA
TÍTULO: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO FAMILIAR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E O POLIMORFISMO DO GENE DA ECA (rs1799752) NA MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA EM ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente; Hipertensão; Polimorfismo genético; sistema nervoso autonômico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônico-degenerativa com origem multifatorial e características de níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), aumentando o risco para doenças cardiovasculares. Alguns fatores ambientais e genéticos exercem forte impacto sobre a prevalência desta doença, levando a outras complicações cardíacas a longo prazo. Além destes fatores, existe o desequilíbrio autonômico, sendo reconhecido como um dos principais causadores da hipertensão arterial sistêmica. Entretanto poucos trabalhos têm estudado o impacto da presença do polimorfismo do gene da enzima conversora de angiotensina e história familiar de hipertensão na disfunção autonômica em adolescentes. Essa importância se dá pelo fato de possivelmente a função autonômica poder estar alterada em filhos de Hipertensos antes mesmo do desenvolvimento da Hipertensão arterial. Objetivo: Analisar a modulação autonômica de adolescentes com histórico familiar de hipertensão e a participação do polimorfismo do gene da enzima conversora da angiotensina. Materiais e Métodos: A amostra consistiu de 141 adolescentes entre 14,76 e 14,94 anos de idade, estudantes de escolas públicas de São Luís, Maranhão. Que foram divididos em filhos de pais hipertensos (FPH) e filhos de pais normotensos (FPN). Em seguida foi feito o eletrocardiograma para posterior analise da variabilidade de frequências cardíaca, coleta da pressão arterial, medidas antropométricas, coleta das células orais e posteriormente a genotipagem. Resultados: O principal achado deste estudo foi a diminuição da ação vagal no grupo FPH com o genótipo DD em relação ao grupo FPN com o genótipo DD (Var RR (ms²): 1182±819 vs. 2408±212; BF (ms²): 802±851 x 1463±1448; BF (%): 54±16 vs. 43±16; AF (%): 46±16 vs. 57±16; RMSSD (ms): 40±20 vs. 51±26; SD1 (ms): 29±14 vs. 39±21). Conclusão: A presença do histórico familiar de hipertensão com a presença do genótipo DD homozigoto dominante nesses indivíduos confere uma menor modulação autonômica cardíaca nos mesmos.
Presidente - 2992278 - CRISTIANO TEIXEIRA MOSTARDA
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL