Banca de QUALIFICAÇÃO: CELENIA RAQUEL MONTEIRO DE AGUIAR

DISCENTE: CELENIA RAQUEL MONTEIRO DE AGUIAR
DATA: 12/11/2018
LOCAL: Departamento da Farmácia - Cidade Universitária
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E DA PERCEPÇÃO DE AUTOIMAGEM EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: imagem corporal, antropometria, estudante
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Introdução:A imagem corporal (IC) é definida como a “imagem que o indivíduo tem em sua mente sobre o tamanho, a estrutura, a forma e o contorno de seu próprio corpo, bem como dos sentimentos em relação a essas características e às partes que o constituem”. A insatisfação corporal é multidimensional e pode estar relacionada de forma isolada ou conjunta ao peso, às formas corporais e à aparência. Estudos mostram que o comportamento alimentar inadequado e irregular atingeprincipalmente indivíduos do sexo feminino e a prevalência de doenças relacionadas a esse quadro é maior em grupos específicos, como estudantes universitários, atletas e profissionais com certa cobrança e exigência de um baixo peso corporal, como nutricionistas. Trabalhos realizados com estudantes universitários mostram que este grupo está sujeito a carências, excessos ou distúrbios nutricionais. Objetivo:Avaliar a imagem corporal e estado nutricional de alunos universitários do curso de nutrição. Materiais e métodos:Estudo transversal realizado com 181 discentes, de ambos os sexos do Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade de Educação de Bacabal (FEBAC), Maranhão.A presença e o grau de insatisfação com a forma do corpo serão avaliados pelo Questionário sobre Imagem Corporal (Body Shape Questionnaire - BSQ 34) desenvolvido por Cooper et al. e adaptado para o Brasil por Cordás & Neves. O outro instrumento que será utilizado neste estudo será a Figura de Silhueta Corpórea (BFS - Body Figure Silhouettes). Dados antropométricos: peso, altura, CC, CQ, CB, MOAD e IAC Resultados:Maior parte dos pesquisados está eutrófico segundo IMC, e sem distúrbio de percepção de imagem segundo BSQ34 e o BSF demostra uma insatisfação em ambos os sexos dos indivíduos. Idade média de 23,1 e desvio padrão de 5,2, maioria 89,5% (162/181) eram mulheres. Em relação ao estilo de vida, maior parte relata não fumar (99,4%), não beber (87,3%), porém não realiza nenhuma atividade física regularmente (70,7%).Segundo o BSF, 56 alunos possuíam a silhueta representada pela figura 4, entretanto a figura mais desejada por 111 estudantes estava por demostrada pela silhueta 3, (p valor 0,000). Demonstrando o desejo por emagrecimento da maioria, apesar de estarem representados por uma silhueta eutrófica. Conclusão:É fundamental considerar que os futuros nutricionistas estarão, em sua vida profissional, orientando pessoas em relação à alimentação para obter resultados que se expressam na corporeidade e, dessa forma, sentir-se-ão sujeitos a expectativas sociais e expostos a críticas sobre seu peso e sua forma física.
Externo ao Programa - 1823558 - DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL