Banca de DEFESA: ANA TAMIRES JARDIM

DISCENTE: ANA TAMIRES JARDIM
DATA: 14/11/2018
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS / UFMA
TÍTULO: VALIDAÇÃO DO BLOCO DE CONSUMO ALIMENTAR DO QUESTIONÁRIO ONLINE MAFIS EM UMA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Consumo de alimentos. Validade dos testes. Reprodutibilidade. Questionário de frequência alimentar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A avaliação do consumo alimentar carece de instrumentos baratos, fáceis de administrar e válidos que sejam capazes de auxiliar em intervenções e estímulo a uma alimentação saudável. A presente investigação teve por objetivo validar o constructo do bloco de consumo alimentar do questionário online mafis em uma comunidade universitária. Uma amostra composta de 72 adultos com idade média de 24,9 ± 5,2 anos de uma comunidade universitária completaram 3 recordatórios alimentares de 24 horas e o questionário MAFIS, e um re-teste de 30 dias depois. Foram realizados análises de correlação intraclassee Spearman e, estatística Kappa e gráficos de Bland e Altman. Resultados: Todos indicadores apresentaram CCI acima de 0,40 e 11 itens se mostram com alta confiabilidade (ICC ≥ 0,75). Em relação a validade, a concordância Kappa de classificação entre marcadores de alimentação saudável e de risco variou de 0,30 (consumo diário de hortaliças) a 0,79(consumo semanal de refrigerantes e bebidas açucaradas), indicadores (10/13) apresentaram correlações acima de 0,40 . O coeficiente de correlação de spearman variou de 0,18 (consumo diário de doces e guloseimas) a 0,90 (consumo semanal de lanches tipo fast food), dos 13 itens, 9 apresentaram correlação ≥ 0,40, as correlações foram estatisticamente significativas para todos itens, exceto para o indicador consumo diário de doces e guloseimas. O questionário MAFIS superestimou o consumo para a maioria dos marcadores de alimentação. Conclusão:Os resultados demonstram que o questionário MAFIS online apresenta confiabilidade para avaliar a de grupos alimentares e tem validade aceitável com o R24 de 3 dias para avaliar a ingestão de grupos alimentares. O MAFIS é uma ferramenta online adequada para avaliar a ingestão alimentar em adultos de uma comunidade universitária.
Interno - 2409611 - ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO
Presidente - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR