Banca de DEFESA: PAULO ROGÉRIO LOBÃO DE ARAÚJO COSTA

DISCENTE: PAULO ROGÉRIO LOBÃO DE ARAÚJO COSTA
DATA: 17/12/2018
LOCAL: Centro de Pesquisa do CCBS / Cidade Universitária
TÍTULO: Percepção da qualidade de vida de mães de crianças portadoras de síndrome congênita associada ao Zika Vírus
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida. Microcefalia. Zika Vírus.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: A Qualidade de vida se reveste de conceitos amplos e distintos variando de pessoa a pessoa, não envolvendo somente a saúde física e mental. No contexto da saúde e bem-estar da gestante, as infecções causadas pelo Zika vírus são fatores desencadeantes da microcefalia e de outras graves anomalias cerebrais. Em 2015, o Brasil registrou os primeiros casos de Zika, confirmando a recente entrada desse arbovírus no país. A disseminação dos vírus Zika e Chikungunya e seu impacto no Brasil estabelecerem uma situação de emergência em Saúde Pública. O nascimento de crianças portadoras de síndrome congênita (microcefalia) associada ao Zika Vírus pode comprometer a qualidade de vida de suas mães gerando dificuldades para realização de suas atividades de vida diária. Objetivo: investigar a Percepção da Qualidade de vida de mães de crianças portadoras de síndrome congênita (microcefalia) associada ao Zika Vírus. Método: Estudo retrospectivo, de caráter qualitativo, desenvolvido em duasetapas. Primeira, no Hospital Universitário Materno Infantil (HUUFMA), onde foi realizado o levantamento dos casos catalogados de recém-nascidos diagnosticados com síndrome congênita, no período de novembro 2015 a maio de 2017, junto à vigilância epidemiológica dohospital. A segunda etapa realizadana Casa de Apoio NINAR em São Luís-MA, através de entrevistas semiestruturadas com as mães de crianças portadoras de síndrome congênita associada ao Zika Vírus, em julho de 2018. A amostra foi composta por 10 mulheres com idade de 18 a 35 anos, sendo 06 solteiras e 04 casadas, 08 com ensino médio, 01ensino fundamental, 01 ensino superior-assistente social e 09 do lar.Resultados:No que concerne a Análise Crítica do Discurso, de acordo com os pressupostos de Fairclough (2008), emergiram quatro categorias: Qualidade de Vida e Saúde: para as mulheres entrevistadas a visão de qualidade de vida está atrelada ao significado amplo do termo saúde. Reportaram-se a saúde física, oportunidades de trabalho digno, estabilidade financeira, educação, moradia e cultura. Qualidade de Vida e Redes de Atenção àSaúde: a relação entre as redes de saúde e a qualidade de vida abordada pelas participantes do estudo se caracterizam pela precariedade e fragmentação dos atendimentos, demora no agendamento das consultas, desumanização da assistência, no que repercute na qualidade de vida das mesmas. Qualidade de Vida e TempoLivre: as participantes descrevem a falta de tempo livre para realização de suas atividades de vida diária e lazer, visto que grande parte deste édedicado ao cuidado dos filhos e as constantes visitas a equipe de saúde. Qualidade de Vida e Perspectivas de Futuro: a falta de perspectiva de futuro foi abordada na fala das participantes, tendo em vista que grande parte precisou deixar seu trabalho e educação formal para cuidar dos filhos.Conclusões: É necessário que o Brasil invista em políticas de saúde voltadas para a atenção integral, abrangendo a criança e o núcleo familiare assim melhorar as condições de vida dessas famílias. Em especial, dessas mães, mulheres incansáveis, de uma realidade difícil, mas capazes de reagir diante da necessidade de dar uma vida melhor a seus filhos.
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL
Interno - 6549743 - GEUSA FELIPA DE BARROS BEZERRA