Banca de DEFESA: FERNANDA LIMA BRITTO OLIVEIRA

DISCENTE: FERNANDA LIMA BRITTO OLIVEIRA
DATA: 14/01/2019
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS / UFMA
TÍTULO: Prevalência de distress, sintomas depressivos e estratégias de enfrentamento em pacientes recém-diagnosticados com câncer de pênis
PALAVRAS-CHAVES: Distress, Sintomas depressivos, Estratégias de Enfrentamento, Câncer de Pênis
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: O câncer de pênis representa 2% de todos os tipos de neoplasias que acometem o homem no Brasil. Atualmente, devido à sua elevada incidência, se tornou um problema de saúde pública. Mesmo com todo o aparato e avanços tecnológicos o câncer ainda é percebido cheio de estigmas e associado à morte. Sendo assim, percebe-se que cada paciente reage de forma subjetiva ao adoecimento/tratamento e, adaptar-se ao tratamento oncológico depende das estratégias de enfrentamento (coping) desenvolvidas durante a vida. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar mudanças na prevalência de distress, sintomas depressivos e estratégias de enfrentamento em pacientes recém-diagnosticados com câncer de pênis. Avaliar as correlações existentes entre os dados sociodemográficos e a presença de distress e sintomas depressivos; estudar as correlações existentes entre as variáveis sociodemográficas e o tipo de estratégia de enfrentamento utilizada por esses pacientes; determinar a correlação existente entre distress/sintomas depressivos e estratégias de enfrentamento e investigar fatores preditivos de distress, estratégias de enfrentamento e sintomas depressivos. Métodos: Esta pesquisa consitiu em um estudo longitudinal e prospectivo composto por três instrumentos validados no território brasileiro (BDI II, Inventário de Estratégias de Coping e Termômetro de Distress) além de um questionário socioeconômico para complementar os dados desta pesquisa. Os indivíduos foram avaliados em três momentos (primeira aplicação, três e seis meses após a mesma). Resultados: No que diz respeito aos dados socioeconômicos, esta pesquisa encontrou prevalência de pacientes exercendo profissões informais (54,6%), casados (63,6%), oriundos do interior (81,81%) e residentes da zona rural (54,5%). Referente à religião, 63,6% referiu ser católico. Em relação à escolaridade, a prevalência foi de baixo grau de instrução (54,5%). A renda mensal foi de até 1 salário mínimo (72,7%). Houve uma predominância de pacientes que se diziam pardos (54,5%). Grande maioria referiu ter como principal cuidador alguém externo à família nuclear e extensa (45,5%). Todos referiram expectativa de cura em relação ao câncer e foram receptivos à abordagem. Neste estudo prevaleceu ausência do distress nos três momentos de aplicação dos instrumentos assim como, não se observou prevalência de sintomas de depressão entre os pacientes. Em relação às estratégias de enfrentamento, os pacientes apresentaram uma maior prevalência das estratégias focadas no problema. Conclusões: O perfil clínico e as características epidemiológicas encontradas neste estudo são semelhantes a outros estudos nacionais e internacionais relacionados à questão, ou seja, prevalência em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, pacientes com baixa renda, baixo grau de instrução e predominância em homens acima de 40 anos. Entretanto, no que diz respeito aos sintomas depressivos, prevalência de distress e estratégias de enfrentamento, os achados encontrados não foram diferentes dos descritos na literatura o que pode ser atribuído ao baixo entendimento do diagnostico e tratamento por parte dos pacientes. Esse dado nos leva a inferir que uma vez que o paciente não compreende diagnóstico de câncer como um evento estressor por falta de entendimento do mesmo as repercussões psíquicas não possuem a mesma intensidade.
Externo à Instituição - ANA FLAVIA LIMA TELES DA HORA - UNICEUMA
Externo ao Programa - 407510 - DORLENE MARIA CARDOSO DE AQUINO