Inscrições abertas para disciplina optativa " ESTUDOS COMPLEMENTARES EM SAÚDE POR EAD " - início em março 2019

2019-02-25 11:06:14.26

O Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto - PPGSAD - Mestrado Acadêmico, informa que as inscrições estão abertas para alunos regulares e especiais na disciplina optativa  " ESTUDOS COMPLEMENTARES EM SAÚDE POR EAD ", iniciando em 13 março e finalizando em maio 2019 (datas a confirmar).

Coordenador da Disciplina :

•          Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira;

Carga Horária: 60 horas - 04 créditos

Objetivo: Compreender o ambiente virtual do ensino aprendizagem em EaD e sua interação e cooperação com saúde.

Ementa: Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem. Ferramentas para navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação em saúde.

Bibliografia: ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>. Acessado em 09 mar. 2007. BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009 CANTERLE, N.M.G.; FAVARETTO, F. Proposta de um modelo referencial de gestão de indicadores de qualidade na instituição universitária. Ensaio: aval.pol.publ.Educ., Rio de Janeiro, v.16, n.60, 2008. DIAS, L. R. Quantos passos já foram dados? A questão de raça nas leis educacionais – Maringá: Revista Espaço Acadêmico nº38, julho, 2005 Educação a Distancia na Web 2.0, Silva, Robson Santos, Ed. Novatec, Ano 2010. GOMES, N. Lino. 2008 A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, A.F.e CANDAU, V.M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis : Vozes. p. 67-89. ORTIZ, F.C.; SANTOS, F.A. Gestão da educação à distância. Selo Editorial: Atlas, 2015. QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org) A colonialidade do saber – eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. pp. 229 - 279.

Local: 4° andar HU-UFMA (aula inaugural) - Centro/ São Luis

Para aluno Especial

Valor da inscrição: R$ 110,00

Confirme  por favor sua inscrição na disciplina oferecida por email : ppgsad@ufma.br