Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA CONCEIÇÃO COSTA OLIVEIRA

PALAVRAS-CHAVES: Higiene oral, Enfermagem, UTI
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTI e está associada ao aumento do acúmulo de placa, colonização bacteriana da orofaringe e aumento da taxa de infecção nasocomial, particularmente a PAV,responsável por altas taxas de morbidade, mortalidade e aumento expressivo dos custos hospitalares, sendo que seu estabelecimento se dá mais comumente pela aspiração do conteúdo presente na boca e faringe. A higiene bucal em UTI é o cuidado prestado para restaurar e manter o equilíbrio microbiológico da cavidade bucal eno ambiente hospitalaresse cuidado é uma atribuição da equipe de enfermagem e idealmente orientada pelo Cirurgião Dentista (equipe multiprofissional).Diante do exposto,este trabalho objetivou identificar e analisar as percepções da equipe de enfermagem quanto à importância, conhecimento e práticas de higiene bucal prestadas aos pacientes em UTI. A presente pesquisa apresentou abordagem quantitativa e qualitativa envolvendo como população alvo profissionais da equipe de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem) que atuam na UTI Adulto do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) localizado na cidade de São Luís-MA. Participaram do estudo 57 profissionaispor meio de seleção amostral por conveniência. A pesquisa em questão utilizou-se de dois instrumentos de coleta de dados, roteiro semiestruturado para condução das entrevistas e questionário quantitativo. Com base nos resultados encontrados, verificou-se que a equipe de enfermagem estudada possui experiência em terapia intensiva levando em consideração o tempo de serviço nesse setor. A maioria dos profissionais (75%) afirmou ter conhecimento sobre as técnicas de escovação dentária, no entanto menos da metade (43,64%) já receberam algum curso de capacitação sobre higiene bucal. O uso da escova dental apresentou uma diferença significativa (p = 0,03) entre as categorias profissionais já que apenas um pouco mais da metade (64,29%) dos enfermeiros orientam o uso de escovas dentais enquanto que 90,70% dos técnicos executam a higiene com esse instrumento. Houve uma diferença próxima à significância (p=0,05) no uso da clorexidina 0,1% entre as categorias profissionais, pois 56,49% dos técnicos utilizam essa substância sendo que apenas 14,29 % dos enfermeiros a utilizam. Há uma fraca padronização nas práticas clínicas pela equipe apesar de apresentarem uma excelente percepção em relação à importância do cuidado bucal para a saúde dos pacientes críticos e conhecimento dos efeitos adversos de uma execução deficiente desse cuidado. Nesse sentido podemos concluir que a equipe de enfermagem estudada apresenta uma excelente percepção em relação à importância da higiene bucal aos pacientes em UTI, porém fraca padronização na rotina clínica com inúmeras dificuldades na execução diária do cuidado possivelmente relacionadas à falta de capacitações e ausência do Cirurgião Dentista na equipe multidisciplinar da UTI. Novos estudos são sugeridos.
Externo ao Programa - 4104801 - ADRIANA DE FATIMA VASCONCELOS PEREIRA
Externo à Instituição - ANA REGINA OLIVEIRA MOREIRA - UNICEUMA