Inscrições abertas para disciplina optativa " BIOLOGIA DA CÉLULA " - maio 2019

2019-04-03 10:02:29.497

O Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto - PPGSAD - Mestrado Acadêmico, informa que as inscrições estão abertas para alunos regulares e especiais na disciplina optativa  " BIOLOGIA DA CÉLULA ", de 20 a 24/05/2019 nos turnos da manhã (9h às 12h) e tarde (14h às 17h).

Professores da Disciplina :

• Dr. José Andrés Morgado Díaz (INCA - RJ)
  • Dr. Julio Cesar Madureira de Freitas Junior (INCA - RJ)

Carga Horária: 45 horas - 03 créditos

Objetivo: O curso tem como principal objetivo revisar os fundamentos de biologia celular, além de fornecer as informações necessárias para compreensão da biologia do câncer, particularmente com os mecanismos envolvidos no desenvolvimento e progressão de tumores epiteliais (carcinomas).

Ementa: Este curso está desenhado para fornecer tanto conceitos básicos de biologia celular quanto a compreensão funcional dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos no surgimento e progressão de neoplasias malignas de origem epitelial. Ele abordará temas relevantes, tais como: organização da célula eucariótica; membrana celular e microdomínios; estrutura do DNA e cromatina; ciclo e divisão celular; adesão celular; matriz extracelular; citoesqueleto; sinalização celular; a natureza do câncer; e mecanismos moleculares da migração e invasão em câncer.

Estratégia De Ensino: A disciplina envolve apresentação de aulas teóricas por parte dos responsáveis pelo curso, além de discussão com alunos participantes. A avaliação para nota final do aluno constará de frequência, participação nas aulas assim como de uma prova final.

Bibliografia:

Cell Biology, Third Edition, Thomas D. Pollard et al, Elsevier, 2017.

The Biology of Cancer.  Second Edition, Robert A. Weinberg, Edit. Taylor & Francis Group. Garland Science, 2013.

Molecular Biology of the Cell, Sixth Edition, Bruce Alberts et al, Garland Science, 2014.

Local: Prédio da Pós-Graduação do CCBS - Cidade Universitária - São Luis

Para aluno Especial : Valor da inscrição: R$ 110,00

Confirme  por favor sua inscrição na disciplina oferecida por email : ppgsad@ufma.br

Contato: 3272-9520 / 9521