Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA BRITO FREIRE EVERTON

DISCENTE: JANAINA BRITO FREIRE EVERTON
DATA: 15/04/2019
LOCAL: Auditório vermelho do Hospital Universitário "Presidente Dutra" da UFMA
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE POLIMORFISMOS NOS GENES CYP3A5, PPARA E POR NA FARMACOCINÉTICA DE TACROLIMUS, NEFROTOXICIDADE E DISFUNÇÃO DO ENXERTO EM PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS.
PALAVRAS-CHAVES: polymorphisms, immunosuppressants, pharmacokinetic variability, CYP3A, PPARA and POR.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A Doença Renal Crônica consiste em lesão e perda progressiva e irreversível das funções renais. O principal tratamento para pacientes com insuficiência renal é o transplante, porém, uma limitação dessa terapia é o risco de rejeição do enxerto. A introdução de imunossupressores como ciclosporina A (CsA) e tacrolimus (FK 506) foi determinante para manutenção funcional do órgão transplantado, contudo, estas drogas podem causar nefrotoxicidade e por isso devem ser administradas em doses ajustadas. Outro fator a ser considerado é a variabilidade farmacocinética interindividual dos imunossupressores devido a polimorfismos nos genes CYP3A5, PPARA e POR. O presente estudo tem por objetivo avaliar a presença e implicações clínicas de polimorfismos nos genes CYP3A5, PPARA e POR em pacientes transplantados renais no Maranhão. Dados clínicos e demográficos foram coletados a partir dos prontuários. A determinação dos níveis séricos da droga foi realizada pelo método de quimioluminescência. Os principais polimorfismos descritos para os genes CYP3A5 foram identificados por PCR em tempo real. A imuno-histoquímica foi realizada com marcação pelo anticorpo monoclonal CD61 para os casos clínicos com biópsias de achados histológicos indicativos de nefrotoxicidade. Frequências alélicas foram avaliadas por desvios do equilíbrio de Hardy-Weinberg (p<0,005) e a comparação entre grupos pelo teste Kruskal-Wallis post hoc Dunn. Um total de 87 pacientes transplantados renais, com média de idade de 47,2 ±13,7 foram analisados no presente estudo. Observou-se que a maioria da amostra é do gênero masculino (54%) e se autodeclararam pardos (80,5%). Os genótipos CYP3A5 *1/*3 e CYP3 *3/*3 foram os mais prevalentes na amostra, correspondendo respectivamente a 43,7% e 42,5%. O alelo *3 apresentou a maior frequência (64,4%). Observou-se que para o fator dose diária, o genótipo CYP3A5 *3/*3 apresentou níveis estatisticamente mais baixos que os outros genótipos nos tempos 3 meses, 6 meses e 1 ano. Para concentração plasmática de tracolimus, o grupo CYP3A5 *3/*3 apresentou níveis estatisticamente mais elevados nos tempos 15 e 30 dias. Em relação a concentração ajustada, os dados revelaram que o genótipo CYP3A5 *3/*3 apresentou valores estatisticamente mais elevadas que o grupo CYP3A5 *1/*1 em todos os tempos analisados. Dos 30 casos clínicos analisados, apenas 2 apresentaram positividade por marcação com anticorpo CD61. Os resultados dos genes PPARA e POR serão apresentados futuramente. Diante do exposto, concluimos preliminarmente que a população se encontra em equilíbrio de Hardy-Weinberg (p <0,05); o alelo *3 (6986A>G) é o mais prevalente nesta população. A Co/D ao longo de 1 ano pós transplante, apresentou valores significativamente mais elevados nos pacientes com o genótipo homozigoto mutante (CYP3A5*3/*3), necessitando de doses menores a fim de minimizar os efeitos citotóxicos da droga, sendo a enzima CYP3A5 uma das principaais enzimas responsáveis pela grande variabilidade interindividual na farmacocinética do tacrolimus. O presente estudo é o primeiro com esse foco no Maranhão; a genotipagem individual para os polimorfismos destes genes é uma abordagem científica inovadora e poderá ter um impacto positivo no prognóstico pós-transplante, auxiliando no estabelecimento de dosagens terapêuticas personalizadas, minimizando os efeitos citotóxicos causados pela exposição a concentrações não ajustadas de imunossupressores em pacientes transplantados renais.
Externo à Instituição - FERNANDO JOSÉ BRITO PATRÍCIO - HU-UFMA
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL