Inscrições abertas para disciplina optativa " GENÔMICA APLICADA À SAÚDE HUMANA " - junho 2019

2019-04-15 15:00:13.746

O Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto - PPGSAD - Mestrado Acadêmico, informa que as inscrições estão abertas para alunos regulares e especiais na disciplina optativa  " GENÔMICA APLICADA À SAÚDE HUMANA ", de 24 a 28/06/2019 nos turnos da manhã (9h às 12h) e tarde (14h às 17h).

Professores da Disciplina :

• Dra Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos - UFPA
  • Dra. Amanda Ferreira Vidal - UFPA

Carga Horária: 45 horas - 03 créditos

Ementa: Estudo teórico-prático da diversidade estrutural e funcional (genômica e epigenômica) do genoma humano, seus mecanismos de defesas, as tecnologias tradicionais e modernas de manipulação e edição de genomas, e os sistemas de alteração da expressão gênica.

Epigenômica. Bases genômicas e epigenômicas das doenças humanas. Farmacogenômica.

Métodos laboratoriais de análises do material genético por plataformas de sequenciamento de nova geração e outras. Diagnóstico e Biomarcadores das doenças humanas. Interpretacão e Laudos.Estratégia De Ensino: A disciplina envolve apresentação de aulas teóricas por parte dos responsáveis pelo curso, além de discussão com alunos participantes. A avaliação para nota final do aluno constará de frequência, participação nas aulas assim como de uma prova final.

Conteúdo Programático:

1.         Introdução geral à genômica

2.         Arquitetura de genomas e o sequenciamento humano (genoma nuclear e mitocondrial)

3.         Epigenômica

4.         Bases genômicas e epigenômicas das doenças humanas (Fibrose Cística, Mitocondriopatias, Hemoglobinopatias, Diabetes, Câncer, AVE, etc.)

5.         Farmacogenômica e Mediicna Personalizada

6.         Métodos laboratoriais de análises do material genético por plataformas de sequenciamento de nova geração e outras

7.         Diagnóstico e Biomarcadores Genômico e Epigenômico das Doenças Humanas

8.         Interpretação e Laudos na era genômica

Bibliografia:

- SANDERS, M F; BOWMAN, J L. (2015) Análise genética: uma abordagem integrada. São Paulo: Pearson Education.

- SAITO, LANA, MEDRANO e CHAMMAS. Fundamentos de Oncologia Molecular.3rd. Atheneu 2016.

- LALLO F, KERR B, FRIEDEMAN J, EVABS G. Risck assessment a management in cancer genetics. Oxford University Press 2007.Offit K. Clinical Cancer Genetics: risk counseling and management. Wiley-Liss, 1998.

- MIR, L (Organizador editorial). Genômica. São Paulo: Atheneu, 2004.

- SNUSTAD, D.P. & SIMMONS, M.J. Fundamentos de Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

- BORGES-OSÓRIO E ROBISON. Genética Humana. 3aedição, Artmed, 2013.

- GRIFFTHS, WESSLER, LEWONTIN, GELBART, SUZUKI E MILLER. Introdução à Genética. 8ª Edição, 2006

- PEVZNER, P e SHAMIR, R. (2011) Bioinformatics for Biologists. Cambridge

Referências Bibliográficas Complementares:

1.         1.000 Genomes (www.internationalgenome.org)

2.         Clinvar (www.ncbi.nlm.nih.gov/clinvar/)

3.         EXAC (exac.broadinstitute.org)

Local: Prédio da Pós-Graduação do CCBS - Cidade Universitária - São Luis

Para aluno Especial : Valor da inscrição: R$ 110,00

Confirme  por favor sua inscrição na disciplina oferecida por email : ppgsad@ufma.br

Contato: 3272-9520 / 9521

Atenciosamente,