Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE CUNHA FONTOURA

DISCENTE: CAROLINE CUNHA FONTOURA
DATA: 04/06/2019
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS / UFMA
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA DENSIDADE ÓSSEA E FATORES ASSOCIADOS EM UMA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Densidade óssea. Ultras som quantitativo de falangens. Atividade física. Jovens adultos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Diversos fatores como sexualidade, fatores hormonais, atividade física com sobrecarga mecânica, qualidade nutricional, além do suprimento de minerais, como cálcio e potássio interferem no processo da qualidade óssea. Tais fatores requerem atenção durante a fase de crescimento, além da manutenção e melhora significativa no decorrer da vida com o objetivo de reduzir o risco de osteoporose Assim, pesquisas cien tíficas têm sido relevantes na abordagem desse tema . Diante do exposto, percebe se a importância d e dar continuidade aos estudos científicos sobre a saúde óssea, evidenciando a prática de atividade física como um dos fatores benéficos à formação esquelética e como um hábito saudável que pode contribuir com a prevenção da osteoporose. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a quantidade e qualidade óssea em uma amostra representativa de docentes, discentes e servidores da Universidade Federal do Maranhão e associar a densidade óssea e a práti c a/nível de atividade física . Em uma amostra de 121 adultos de uma comunidade universitária foi aplicado o questionário online MAFIS e coletado dados antropométricos e de densidade óssea por ultrassom quantitativo de falange. Realizou se análise descritiva dos dados além de regressão logística para avaliar as possíveis associações. A amostra foi predominantemente masculina (50,4%), solteiros (65,3%) e sem filho (93,4%) e com 13 a 16 anos de estudo 82,6%82,6%)). Quanto aos dados antropométricos a média da idade foi de 23 anos, peso de 64,16kg , IMC de 22,53 kg/m² e altura de 1,68m. A população feminina apresentou valores referentes a quantidade óssea maiores ( AD SoS = 1931m/s e z score = 2,68 ) que a população masculina (AD SoS = 1885m/s e z score = 3,34) Pelo modelo de regressão logística verificou se significância estatística nas variáveis de intensidade da AF (p=0,003), AF no deslocamento (p=0,004) e AF no trabalho (p=0,007). A prática da AF vigorosa aumentou em 8,27 vezes as chances de o indivíduo ter um z score maior (OR de 8,27). Ser muito ativo no deslocamento causou um desfecho melhor associado ao z score (OR de 0,10) comparado ao indivíduo que é apenas ativo (OR de 0,06). E ser muito ativo no trabalho aumentou em 14 vezes (OR de 14,32) a chance de ter um z score mais elevado, ou seja, uma maior densidade óssea. Com esses achados constatou se que a prática de atividade física se associa positivamente à densidade óssea, tendo melhor resultado quando esta atividade é mais intensa ou vigorosa.
Presidente - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR
Interno - 1556448 - MARCELO SOUZA DE ANDRADE