Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE KARYNNE DA SILVA BARBOSA

DISCENTE: ANNE KARYNNE DA SILVA BARBOSA
DATA: 24/06/2019
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS / UFMA
TÍTULO: EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE WHEY PROTEINS SOBRE A FUNÇÃO HEPÁTICA DE RATOS WISTAR SEDENTÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Whey Proteins. Aspartato Aminotransferase. Alanina Aminotransferase. Glicose.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Introdução: A whey proteins, é extraída da porção aquosa do leite durante o processo de fabricação de queijo, totalizando cerca de 20% do teor proteico, possui elevado valor biológico e atributos nutricionais amplamente estudados ao longo dos anos. Objetivo: Investigar no momento final após 12 semanas de suplementação de whey proteins nas cargas de 2, 4 e 6g/kg/dia se ocorrem alterações nos biomarcadores da função hepática em ratos machos adultos sedentários de linhagem wistar. Materiais e Métodos: O estudo recebeu aprovação pelo comitê de ética em pesquisa com animais (CEUA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob o número 23115.001161/2017-85, a amostra foi composta por 42 ratos wistar com peso corporal de 200-250g e idade de 60 dias, mantidos em ciclo claro/escuro de 12 horas, e controle de temperatura de 24° a 28°C, alimentados com ração padrão para roedores (Nuvilab ®) e água ad libitum, divididos em quatro grupos: grupo controle n=13 (C), grupo suplementado 2g/kg/dia n=10 (W2), grupo suplementado 4g/kg/dia n=10 (W4), e grupo suplementado 6g/kg/dia n=9 (W6), suplementados através de gavagem com agulha específica com ponta bola (Bonther ®), objetivando não causar danos ao esôfago dos ratos. A suplementação com Whey Proteins foi feita diariamente, em doses divididas em três sessões, com intervalo de uma hora (tempo médio de esvaziamento gástrico), durante 12 semanas. Resultados e discussão: Em relação ao peso do fígado, foi encontrada diferença estatística significativa entre os grupos W2 e W6 (p=0,0491). Os resultados presentes em relação ao biomarcador de função hepática alanina aminotransferase, foram encontradas diferenças significativas em todos os grupos. Em relação ao biomarcador de função hepática aspartato aminotransferase, foram encontradas diferenças significativas em todos os grupos. Conclusão: Os achados deste estudo apoiam parcialmente a hipótese afirmativa (H1), que apresenta doses de 2, 4 e 6g/kg/dia de whey proteins não influenciam na perda da função hepática, respondendo também aos objetivos propostos no presente estudo.
Interno - 2409611 - ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO
Co-orientador - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO