Banca de DEFESA: KARLA CONCEIÇÃO COSTA OLIVEIRA

PALAVRAS-CHAVES: Higiene oral, Enfermagem, UTI
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI) e está associada ao acúmulo de biofilme dental, colonização bacteriana da orofaringe e aumento da taxa de infecção nosocomial, particularmente a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV). Esta,responsável por altas taxas de morbidade, mortalidade e aumento expressivo dos custos hospitalares. A broncoaspiração do conteúdo orofaríngeo se enquadra entre as principais causas do estabelecimento de PAV entre pacientes críticos. A higiene bucal (HB) é o cuidado prestado para restaurar e manter o equilíbrio microbiológico da cavidade bucal sendo uma atribuição da equipe de enfermagem diante da incapacidade do paciente de realizar o autocuidado. Há evidências de que o conhecimento da equipe de enfermagem sobre HB influencia nos cuidados prestados. Este trabalho objetivou identificar e analisar as percepções da equipe de enfermagem quanto à importância, conhecimento e práticas clinicas de HB prestadas aos pacientes em UTI. A presente pesquisa apresentou abordagem quantitativa e qualitativa tendo como população alvo profissionais da equipe de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem) que atuam na UTI Geral adulto do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) localizado na cidade de São Luís-MA no período de agosto e setembro de 21018. Participou do estudo uma amostra de conveniência de 57 profissionais. A pesquisa em questão utilizou dois instrumentos de coleta de dados: entrevista e questionário. Na visão dos entrevistados, a HB é importante e traz benefícios ao paciente internado em UTI, porém inúmeras são as dificuldades encontradas pela equipe de enfermagem na execução do cuidado.A falta de treinamentos específicos foi mencionada pelos profissionais entrevistados assim como a necessidade por capacitações e presença efetiva do Cirurgião Dentista na equipe. A maioria dos profissionais (75%) afirmou ter conhecimento sobre as técnicas de escovação dentária, no entanto menos da metade (43,64%) já receberam algum curso de capacitaçãosobre HB. O uso da escova dental apresentou uma diferença significativa (p = 0,03) entre as categorias profissionais já que 64,29% dos enfermeiros orientam o uso de escovas dentais enquanto que 90,70% dos técnicos a utilizam na execução da HB. As diferentes concentrações de Clorexidina utilizada na HB mencionada pelos profissionais da UTI em estudo aponta a falta de conformidade com o protocolo estabelecido pelo referido hospital.Um pouco mais da metade dos participantes (53,57%) apresentaram a percepção da atenção diferenciada no manejo de pacientes em VM quando comparados com pacientes conscientes. Podemos concluir que a equipe de enfermagem estudada apresenta uma excelente percepção em relação à importância da HB aos pacientes em UTI, porém fraca padronização na rotina clínica com inúmeras dificuldades na execução diária do cuidado possivelmente relacionadas à falta de capacitações e ausência do Cirurgião Dentista na equipe multidisciplinar da UTI. Novos estudos são sugeridos.
Externo à Instituição - ANA REGINA OLIVEIRA MOREIRA - UNICEUMA
Presidente - 4111411 - FERNANDA FERREIRA LOPES