Banca de DEFESA: ANNE KARYNNE DA SILVA BARBOSA

DISCENTE: ANNE KARYNNE DA SILVA BARBOSA
DATA: 13/11/2019
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS / UFMA
TÍTULO: EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE WHEY PROTEINS SOBRE A FUNÇÃO HEPÁTICA DE RATOS WISTAR SEDENTÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Whey Proteins; Alanina Aminotransferase; Aspartato Aminotransferase; Fosfatase Alcalina; Gama glutamiltransferase; Albumina; Proteína total; Bilirrubina.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Introdução: A Whey proteins, é extraída da porção aquosa do leite durante o processo de fabricação de queijo, totalizando cerca de 20% do teor proteico, possui elevado valor biológico e atributos nutricionais amplamente estudados ao longo dos anos. Objetivo: Investigar no momento final após 12 semanas de suplementação de Whey proteins nas cargas de 2, 4 e 6g/kg/dia se ocorrem alterações nos biomarcadores da função hepática em ratos machos adultos sedentários de linhagem wistar. Materiais e Métodos: O estudo recebeu aprovação pelo comitê de ética em pesquisa com animais (CEUA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob o número 23115.001161/2017-85, a amostra foi composta por 32 ratos Wistar com peso corporal de 200-250g e idade de 60 dias, divididos em quatro grupos: grupo controle n=10 (C), grupo suplementado 2g/kg/dia n=10 (W2), grupo suplementado 4g/kg/dia n=7 (W4), e grupo suplementado 6g/kg/dia n=5 (W6), suplementados diariamente com Whey proteins através de gavagem, em doses divididas em três sessões, com intervalo de uma hora (tempo médio de esvaziamento gástrico), durante 12 semanas. Resultados e discussão: Quanto aos valores de análises dos biomarcadores, Alanina aminotransferase, Aspartato Aminotransferase, Fosfatase Alcalina, Gama glutamiltransferase, Albumina, Proteína total, Bilirrubina, apesar de alguns grupos ter apresentado diferenças entre si, o resultado geral não apresentou significância estatística, assim como a análise histológica, que também não apresentou significância estatística. Conclusão: Os achados deste estudo apoiam a hipótese afirmativa (H0), que apresenta a sugestão de que doses de 2, 4 e 6g/kg/dia de Whey proteins não influenciam na perda da função hepática, respondendo também aos objetivos propostos no presente estudo.
Externo ao Programa - 2411766 - ANA EUGENIA RIBEIRO DE ARAUJO FURTADO ALMEIDA
Co-orientador - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO