Banca de DEFESA: MONIQUE PEREIRA REGO MUNIZ

2019-12-09 09:32:14.108

DISCENTE: MONIQUE PEREIRA REGO MUNIZ
DATA: 13/12/2019
LOCAL: Auditório Azul do Hospital Universitário Presidente Dutra-HUUFMA - 4º Andar
TÍTULO: Associação entre presença de lesões vasculares em biópsias renais de pacientes com Lupus Eritematoso Sistêmico e progressão para Doença Crônica Renal Terminal
PALAVRAS-CHAVES: Lupus Eritematoso Sistêmico
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Uma crítica comum às classificações de nefrite lúpica é a relativa escassez de informações concernentes a alterações tubulares, intersticiais e vasculares, em comparação ao detalhamento dado às alterações glomerulares, mesmo sabendo-se do seu potencial de progressão independente. Este estudo se propõe a avaliar a associação entre a presença de lesões vasculares em biópsias renais de pacientes com Lupus Eritematoso Sistêmico e a sobrevida renal destes pacientes. Trata-se de uma coorte retrospectiva que analisou o material histológico de pacientes e os dados clínicos e bioquímicos com nefrite lúpica comprovada por biópsia renal coletados no Laboratório de Imunofluorescência e Microscopia Eletrônica do Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra (LIME-HUUFMA). Um total de 65 biópsias de pacientes provenientes do Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas foram avaliadas no período de maio de 2014 a junho de 2018 no LIME-HUUFMA. Após um período de acompanhamento médio de 15,3 meses (intervalo interquartil (IQ) 7,7 – 22,0), os pacientes sem alterações vasculares à biópsia renal apresentavam uma melhor sobrevida renal: 97,2%, 82,3%, 75,0% e 33,3% (p=0,006) respectivamente, para o grupo ALV, EA, MAT e VNNI. Na análise univariada da regressão de Cox, os fatores associados à progressão para DRCT foram creatinina sérica na apresentação, necessidade de TRS durante o seguimento e presença de MAT e VNNI. Entretanto, na análise multivariada, apenas a presença de MAT e a creatinina basal mostraram-se como fatores preditivos independentes de evolução para DRCT. Assim, as lesões vasculares renais, especialmente a MAT, se correlacionam com o pior prognóstico renal de pacientes com nefrite lúpica, porém não está claro se isto ocorre de forma independente das lesões presentes nos escores de atividade e cronicidade. Deve-se apurar se a adição de lesões vasculares às comumente usadas nestes escores pode melhorar o seu desempenho prognóstico.
Presidente - 2046964 - GYL EANES BARROS SILVA
Externo à Instituição - LUCAS LOBATO ACATAUASSU NUNES - UFPA