Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE MARQUES MOREIRA LIMA

DISCENTE: ALICE MARQUES MOREIRA LIMA
DATA: 24/01/2020
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS
TÍTULO: INDICADORES BIOQUÍMICOS, ANTROPOMÉTRICOS E DIETÉTICOS COMO PREDILETORES DE SÍNDROME METABÓLICA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome metabólica; Indicadores bioquímicos; frequência alimentar; hábitos de vida; variáveis antropométricas.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A Síndrome Metabólica (SM) é comumente definida com um transtorno complexo associado a riscos cardiovasculares ocasionados por situações clínicas como dislipidemias, alterações no metabolismo da glicose, aumento da circunferência da cintura e alteração da pressão arterial, que podem contribuir para o desenvolvimento de aterosclerose, hipertensão e diabetes mellitus tipo II. O objetivo desse trabalho foi avaliar os indicadores bioquímicos, antropométricos e dietéticos como prediletores de síndrome metabólica em estudantes de uma universidade pública do Maranhão. Foi utilizada abordagem quantitativa em um estudo transversal, observacional, descritivo e correlacional. Determinou-se as frequências relativas e absolutas de todas as características estudadas. Para avaliar as possíveis associações entre as variáveis, foram utilizados testes de Qui-quadrado com correção de continuidade de Yates ou Exato de Fisher, dependendo do comportamento dos dados. Foi considerado nível de significância de 5%. Após realização da análise entre as variáveis antropométricas e bioquímicas, foram identificados 9,9% dos estudantes apresentaram variáveis alteradas que sugerem o diagnóstico de SM, sob perspectivas de diagnóstico do JIS. Quanto ao hábito de vida, 51,6% declararam ser sedentários, 51,4% fazem uso de bebida alcóolica e 1,3% são fumantes. Foi identificado que as alterações mais relevantes em ordem de frequência observada foram lipoproteína de alta densidade diminuída, circunferência abdominal aumentada, triglicerídeo aumentado, pressão arterial aumentada e glicemia aumentada, respectivamente, HDL > CA > TRI > PA > GLI. A principal alteração laboratorial encontrada foi de HDL diminuído (62,3%). Quanto à frequência alimentar, quando interligada aos resultados bioquímicos, antropométricos e hábitos de vida, houve uma forte influência negativa quanto ao consumo de alimentos saudáveis. Portanto, a SM está presente com alterações de fatores, dos quais predominam o HDL diminuído, má alimentação e maus hábitos de vida.
Co-orientador - 2104291 - ANA LIGIA BARROS MARQUES
Interno - 6549743 - GEUSA FELIPA DE BARROS BEZERRA