Banca de DEFESA: ALICE MARQUES MOREIRA LIMA

DISCENTE: ALICE MARQUES MOREIRA LIMA
DATA: 13/03/2020
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS
TÍTULO: INDICADORES BIOQUÍMICOS E ANTROPOMÉTRICOS COMO PREDITORES DE SÍNDROME METABÓLICA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome metabolica; indicadores bioquímicos; estilo de vida; variáveis antropométricas.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A Síndrome Metabólica (SM) é definida como um transtorno complexo associado a riscos cardiovasculares e ocasionados por situações clínicas, que podem contribuir para o desenvolvimento de aterosclerose, hipertensão e diabetes mellitus II.O objetivo desse trabalho foi associar indicadores bioquímicos e antropométricos como preditores de SM em estudantes de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Foi utilizada abordagem quantitativa em um estudo transversal, observacional, descritivo com estudantes universitários. A caracterização da SM foi realizada seguindo critérios de diagnóstico da Declaração Científica Conjunta Harmonizada (HJSS), onde os participantes que apresentaram três ou mais das variáveis pressão arterial (PA), circunferência abdominal (CA), glicemia (GL), triglicerídeo (TG), lipoproteína de baixa densidade (HDL) alteradas foram classificados como positivos para SM. Para avaliar possíveis associações entre as variáveis, foi realizado a análise estatística utilizando oddsratio (OR), com intervalos de confiança de 95%, com nível de significância de 5% e análise de regressão logística. Os Resultados apontam que 7,99% dos estudantes foram classificados com SM. A prevalência de homens com SM foi de 12,07% e de mulheres 5,86%. Foi verificada a associação entre a Síndrome metabólica e o sexo (χ2=4,00; p=0,04), e que o sexo masculino apresentou 2,2 vezes mais chances de apesentar o desfecho no Intervalo de confiança de 95% (1,01 – 4,87).A tríade de variáveis mais presente nas mulheres foi CA>HDL>TG sendo circunferência abdominal aumentada (27,48%), HDL diminuído (18,92%), hipertrigliceridemia (11,26%), enquanto que nos homens, foi HDL>PA>CA, sendo HDL diminuído (39,66%), pressão arterial alterada (31,90%) e circunferência abdominal aumentada (25,00%). Em relação ao estilo de vida, os sedentários foram (48,22%), etilistas (48,82%) e fumantes (10,36%), porém apesar da prevalência, não apresentaram valores significativos. Com a análise de regressão foi possível identificar indivíduos que apresentam CA alterada possuem até 29,7 vezes mais chance de desenvolver SM, HDL diminuído até 21,76 vezes. Com isso, é possível perceber a gravidade quando presentes três ou mais desses componentes associados na determinação da SM. O HDL e CA estão presentes em ambos os sexos como fatores de risco significativos para SM o que merece atenção. Portanto, a prevalência de SM em populações deve ser monitorada, pois o crescimento desta Síndrome no Brasil e no mundo, pode inferir no aumento de doenças cardiovasculares e metabólicas com diversas complicações.
Co-orientador - 2104291 - ANA LIGIA BARROS MARQUES
Externo ao Programa - 407172 - EMYGDIA ROSA DO REGO BARROS PIRES LEAL