Banca de DEFESA: SERGIO LUIZ DO NASCIMENTO JUNIOR

DISCENTE: SERGIO LUIZ DO NASCIMENTO JUNIOR
DATA: 15/07/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EFEITOS DE DOZE SEMANAS DA SUPLEMENTAÇÃO DE WHEY PROTEINS DO TREINAMENTO RESISTIDO E DO DECANOATO DE NANDROLONA EM BIOMARCADORES DE FUNÇÃO RENAL EM RATOS WISTAR
PALAVRAS-CHAVES: Whey proteins; Treinamento resistido; decanoato de nandrolona; creatinina sérica e urinária; ureia; Ph da urina; proteinúria, glicosúria e Glicose na urina.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: Pesquisas mostram que dietas com elevadas doses de suplementos a base de proteína do soro do leite combinadas com o uso de substâncias anabolizantes podem elevar a taxa de filtração glomerular de forma aguda, assim como de forma crônica ao longo do tempo. Adicionalmente, diminui a função dos rins. Assim sendo, ocasionando prejuízos aos rins e desencadeado nefropatias. Complementarmente, pode-se ter a falência do órgão. Objetivos: Verificar o efeito de treinamento resistido, whey proteins e inoculação de decanoato na função renal de ratos. Metodologia: Dividiu-se a amostra de animais – 70 animais (ratos machos adultos de linhagem wistar) – em sete grupos (10 animais por grupo), sendo estes: i)grupo controle (C) - sedentário ; ii)grupo treinamento controle (T); iii) grupo suplementado com 2g/kg/dia de whey proteins (W2); iv) grupo treinamento resistido e suplementado com 2g/kg/dia de whey proteins (W2T); v) grupo suplementado com 2g/kg/dia de whey proteins e decanoato de nandrolona 0,5mg/ Kg (W2D); vi) grupo treinamento resistido e suplementado com 2g/Kg/dia de whey proteins e decanoato de nandrolona 0,5mg/ Kg (W2TD); e vii) grupo treinamento resistido e decanotato de nadrolona com 0,5mg/Kg (TD). Os animais tinham idade inicial de 60 dias e massa corporal de 200 a 250 g. Adotou-se um controle de temperatura durante a pesquisa entre 24ºC a 28ºC, e sob ciclo alternado de claro/escuro de 12 horas. Verificou-se o efeito, nesses animais, de 12 semanas de treinamento resistido, com suplementação de Whey proteins e inoculação de decanoato, em comparação ao grupo controle. Biomarcadores de funções renais - tais como Ureia Plasmática, Creatina, Glicosúria e Proteinúria – foram utilizados para detectar possíveis alterações renais. Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk (p<0,05) para verificar a normalidade dos dados, sendo que para distribuições normais analisou-se os dados com Análise de Variância (one way. Anova e post-hoc de Tukey) enquanto para distrubições não normais aplicou-se o Kruskal-Wallis com post-hoc o teste de Dunn. O software que utilizado para as análises foi Graph Pad Prism 8.0.1. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética no uso de animais – CEUA/UFMA, com número de processo 23115.044589/2018-01. Resultados: As análises da urina demonstraram que para a proteinúria os grupos C, W, T e WT apresentaram diferença estatística em relação ao grupo WTD. Em relação a proteinúria de 24/h observamos que os grupos C, W, T e WT apresentaram diferença significativa em relação ao grupo WTD. Para valores de ureia na urina observamos que houve diferença estatística entre os grupos C x WT, C x TD, T x WT e T x TD. Em relação a ureia de 24 horas, houve diferença significativa entre C x W e W x TD. Em relação creatina na urina verificamos que houve diferença significativa entre os grupos C x WT, C x WD, C x TD, C x WTD, T x WT, T x TD e T x WTD. Em relação a creatinina de 24 horas observamos que o grupo C apresentou diferença significativa em relação aos grupos W, WT e WTD. Conclusão: As análises indicam que os animais (W, WT, WTD e WD) tiveram prejuízo na função renal. Assim sendo, o uso de whey proteins, sem ou com decanoato de nandrolona, pode induzir a problemas renais.
Co-orientador - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO
Externo ao Programa - 1020434 - CHRISTIANO EDUARDO VENEROSO