Banca de DEFESA: CLARO LUIZ ANTUNES RANGEL JUNIOR

DISCENTE: CLARO LUIZ ANTUNES RANGEL JUNIOR
DATA: 17/07/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE DE ESTRESSE EM UMA COMUNIDADE UNIVERSITARIA.
PALAVRAS-CHAVES: Validade de Construto; Estresse; Confiabilidade;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: A avaliação do estresse e estresse percebido é realizada como aplicação do questionário padrão ouro denominada Escala de Estresse Percebido – PSS14. A presente investigação teve como objetivo validar o questionário online de estresse em uma comunidade universitária. Uma amostra composta de 116 indivíduos com idade média de 26,70 anos, sendo 62,50% mulheres e 37,50% homens, responderam o Mapa de Atividade Física e Saúde – MAFIS e o PSS14. Foram realizadas análises de correlação de Rô Spearman, confiabilidade de Alfa de Cronbach, teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Esfericidade de Bartlett. O coeficiente de correlação de Rô Spearman variou de 0,10 a 0,60, os itens com correlação baixa (Quantas vezes você acorda ou tem o sono interrompido em uma noite e Quanto tempo você demora para pegar no sono) foram mantidos pois, a qualidade do sono está ligada diretamente com o humor e avaliam outros comportamentos de interesse do MAFIS e todos os marcadores possuem níveis de significância ≤ 0,05. O coeficiente de Cronbach obteve valor de α=0.82, considerado ótimo. Na análise exploratória realizada através do teste de KMO obteve valor de 0,82, com nível de significância ≤ 0,05. Os resultados do questionário MAFIS assemelharam-se com outros estudos psicométrico. O questionário MAFIS é uma ferramenta online adequada que apresenta uma boa confiabilidade na investigação do estresse e potencial de mudança de estresse em adultos universitários, obtendo cargas fatoriais ótimas para consolidação do construto.
Externo à Instituição - ANA TAMIRES JARDIM - NENHUMA
Presidente - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR