Banca de DEFESA: MILENA SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: MILENA SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 12/02/2021
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE WHEY PROTEINS E TREINAMENTO RESISTIDO DE DOZE SEMANAS SOBRE A FUNÇÃO HEPÁTICA EM RATOS WISTAR.
PALAVRAS-CHAVES: Whey Proteins; Treinamento Resistido; Fígado.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: o treinamento resistido associado ao consumo de suplementos, principalmente suplementos proteicos cuja a proteína presente é de alto valor biológico, surge como chave para o aumento da massa muscular esquelética.O fígado é um dos principais órgãos metabólicos do corpo humano, sendo responsável pelo armazenamento de substrato energético, metabolismo de proteínas, lipídios, drogas e hormônios. Onde o consumo de dieta rica em proteínaspode afetar a saúde hepática. Apesar de tal efeito, existem poucos estudos que analise os efeitos do treinamento resistido sobre os parâmetros que poderiam ser alterados por tais dietas.Objetivo: avaliar os efeitos do treinamento resistido e consumo de proteína isolada do soro do leite (whey proteins) sobre a função hepática em ratos wistar.Metodologia: O estudo recebeu aprovação pelo comitê de ética em pesquisa com animais (CEUA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob o número 23115.001161/2017-85, a amostra foi constituída de ratos wistar com idade inicial de 80 dias e massa corporal de 200 a 250 g. O controle de temperatura adotado durante a pesquisa será entre 20ºC a 26ºC, e sob ciclo alternado de claro/escuro de 12 horas. Foram avaliados 08 grupos de 10 ratos wistar sendo, Grupo Controle (C), grupo treinamento controle (CT), grupo suplementado com 2g/kg/dia de Whey Proteins (S2) grupo suplementado com4g/kg/dia de Whey Proteins (S4), grupo suplementado com 6g/kg/dia de Whey Proteins (S6), grupo treinamento resistido e suplementado com 2g/kg/dia de Whey Proteins (TS2), grupo treinamento resistido e suplementado com4g/kg/dia de Whey Proteins (TS4), grupo treinamento resistido e suplementado com 6g/kg/dia de Whey Proteins (TS6). Os ratos foram suplementados via gavagem. A pós 12 semanas, foram analisados os biomarcadores: Alanina Aminotransferase (ALT), Aspartato Aminotransferase (AST), Fosfatase Alcalina, Gama Glutamil Transferase (GGT) a partir da determinação da atividade enzimática realizada utilizando o método piridoxal fosfato, seguindo o método colorimétrico de Reitman e Frankel (1957), análise histológica paradanos hepáticos foram avaliados por mensuração de lesões nos hepatócitos, a partir do método de Brunt, 1999,através de leitura em microscópio óptico e o peso do fígado foi avaliado logo após a eutanásia em balança de precisão modelo ES220, Weblabor.A análise estatística será realizada no o Graphpad Prism versão8.02. Resultados:Os resultados permitiram concluir que o grupo sedentário apresentou níveis mais elevados de marcadores hepáticos em comparação com os outros grupos, na análise histologicanão apresentou lesão ou dano nos hepátocitos em nenhum grupo, além disso, não houve uma tendência significativa para o aumento do peso do fígado do grupo treinado e suplementado em relação ao grupo sedentário.Conclusão: os resultados obtidos neste estudo demonstraram que a suplementação e o treinamento físico não influenciaram quando comparamos os ratos treinados e suplementados em relação ao controle. Contudo, mais estudos são necessários para avaliar as condições hepáticas em relação as intervenções.
Co-orientador - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO
Externo ao Programa - 3847130 - CARLOS JOSE MORAES DIAS