Banca de DEFESA: MAÍNA MARIA DE CARVALHO RODRIGUES

DISCENTE: MAÍNA MARIA DE CARVALHO RODRIGUES
DATA: 21/05/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: CONSUMO DE PRODUTOS ULTRAPROCESSADOS EM UMA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO: ASSOCIAÇÃO COM AO EXCESSO DE PESO E HIPERTENSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Processamento de alimentos, ambiente universitário, excesso de peso, hipertensão
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Produtos ultraprocessados são formulações feitas pela indústria alimentícia, caracterizados por ter menos fibra e proteína, mais açúcar adicionado e, quando sólido, maior densidade energética. O aumento da ingestão tem sido relacionado com o excesso de peso e hipertensão, e o ambiente universitário contribui para desenvolver ou reforçar práticas e comportamentos considerados de risco. O objetivo deste estudo foi avaliar o consumo de produtos ultraprocessados, associado com os indicadores de excesso de peso e hipertensão arterial dos discentes e servidores da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Dom Delgado. Trata-se de um estudo epidemiológico de caráter transversal em que para coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line, composto por 97 perguntas. Os dados foram analisados no programa estatístico SPSS, por meio de frequência absoluta e percentuais, medida de tendência central e de dispersão para verificar possíveis associações ou diferença na distribuição dos dados entre as variáveis dependentes e independentes relacionadas ao estado nutricional e consumo de ultraprocessados. Após realizar a análise constatou-se que o consumo de ultraprocessados foi de 97,2%, sendo que 89,3% consomem semanalmente queijo processado, requeijão, margarina e bebidas lácteas adoçadas. A associação entre o excesso de peso e as variáveis do estudo mostrou que ser do sexo masculino (RP 1.24, C95% 1,05-1,46), ter idade de 30 a 50 anos (RP 1.86, C95% 1.57-2.21), ter mais de 50 anos (RP 2.23, C95% 1.71-2.92) e estar em uma união estável (RP 1.26, C95% 1.06-1.49) foi significativamente associado a uma maior prevalência de excesso de peso. Ser do sexo feminino (55%), ter idade igual e superior de 30 anos (3,3 a 5,8 vezes) e não ter filhos em casa (43%) teve uma associação significativa ao maior risco de desenvolver risco cardiovascular. A associação entre a média do consumo semanal e diário de ultraprocessado com as variáveis independentes foi associada à classificação dos hábitos alimentares inadequados e de risco cardiovascular. Os resultados desse estudo apontam que, nos indivíduos avaliados, o consumo de produtos ultraprocessados não esteve associado à hipertensão e ao excesso de peso. Por outro lado, consumir ultraprocessados teve uma relação significativa com a presença de hábitos alimentares inadequados e com risco cardiovascular.
Externo à Instituição - CLÁUDIA VANISSE DE BRITO COSTA - UFMA
Presidente - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR