Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ANDRE PONTES SILVA

2021-08-20 09:31:52.852

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE PONTES SILVA
DATA: 25/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: DOR CRÔNICA NA COLUNA VERTEBRAL E VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM SEDENTÁRIOS: COMPARAÇÕES ENTRE LOMBALGIA E CERVICALGIA
PALAVRAS-CHAVES: Coluna Vertebral; Dor Crônica; Cervicalgia; Dor lombar; Sistema Musculoesquelético; Variabilidade da Frequência Cardíaca.
PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) tem se apresentado constantemente em pesquisas relacionada à saúde sobre o sistema nervoso autônomo, todavia, em nosso conhecimento, não há pesquisas que comparem a VFC entre diferentes doenças crônicas na coluna vertebral. Objetivo: comparar a VFC entre pacientes com cervicalgia crônica e pacientes com lombalgia crônica, além de correlacionar as variáveis de dor crônica com os índices de VFC. Métodos: a amostra foi dividida em grupo 1 (cervicalgia, n = 30) e grupo 2 (lombalgia, n = 30). Para mensuração das varáveis de dor, foram considerados: a Escala Numérica de Dor, Neck Disability Index, Questionário de Incapacidade Roland-Morris, Escala de Pensamentos Catastróficos sobre Dor, Escala Tampa de Cinesiofobia e Questionário de Autoeficácia sobre Dor. Para VFC, utilizou-se os índices: mean RR, STD-RR, mean HR, rMSSD, RR Tri, TINN, LF, HF, SD1, SD2 e índice de estresse. Resultados: lombalgia crônica é mais incapacitante que cervicalgia crônica, todavia a incapacidade gerada pela cervicalgia, neste estudo, está associada aos piores índices de VFC. Identificou-se diferenças estatisticamente significativas (p < 0.05) e efeito clínico moderado (d > 0.50) nas variáveis SD2/SD1 em supino, e Mean RR e Mean HR em pé, com piores índices no grupo 1. Os índices de incapacidade e VFC se correlacionaram apenas no grupo 1 (p < 0.05, com magnitude de correlação variando de fraca a moderada). Conclusão: pacientes com cervicalgia crônica, quando comparados aos pacientes com lombalgia crônica, apresentam menor equilíbrio simpático-vagal, menor variabilidade dos intervalos RR e maior frequência cardíaca. Incapacidade e autoeficácia foram correlacionadas com VFC apenas em pacientes com cervicalgia, enquanto catastrofização e cinesiofobia mostraram maiores correlações com a VFC dos pacientes com lombalgia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2409611 - ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO
Co-orientador externo à instituição - DANIELA BASSI - UNICEUMA
Externo à Instituição - ERIKA DA SILVA MACIEL - UFT
Interno - 2360038 - JANAINA DE OLIVEIRA BRITO MONZANI
Interno - 1556448 - MARCELO SOUZA DE ANDRADE
Externo à Instituição - RENATA GONCALVES MENDES - UFSCAR

fim do conteúdo