Banca de DEFESA: ARIADINA JANSEN CAMPOS FONTES

DISCENTE: ARIADINA JANSEN CAMPOS FONTES
DATA: 31/08/2021
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: USO DE MEDICAMENTOS, CONSUMO ALIMENTAR E RISCO METABÓLICO EM MULHERES PORTADORAS DE FIBROMIALGIA
PALAVRAS-CHAVES: Fibromialgia; Consumo Alimentar; Medicamentos; Interações Alimento-Droga; Fatores de Risco Cardiometabólico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Introdução: A fibromialgia é uma doença, de etiologia desconhecida, caracterizada por dor generalizada, fadiga, alterações de sono e humor afetando principalmente pessoas do sexo feminino. Devido ao impacto negativo causado pela fibromialgia na qualidade de vida dos portadores da doença é importante conhecer quais são os medicamentos mais utilizados e potenciais interações fármaco-nutriente, assim como, as inadequações nutricionais, provável risco metabólico e estado nutricional desses indivíduos a fim de que estes sejam manejados de forma a evitar prejuízos a saúde. Objetivo: Analisar o uso de medicamentos, consumo de nutrientes e risco metabólico em mulheres com fibromialgia. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal, realizado em setembro de 2019 a fevereiro de 2020 com 71 mulheres portadoras de fibromialgia atendidas no Ambulatório de Dor Crônica Casa da Dor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) em São Luís, Maranhão. A análise do uso de medicamentos foi realizada através do Questionário de Perfil Farmacoterapêutico e as prováveis interações fármaco-nutriente foram buscadas na base de dados Drugbank. O consumo de nutrientes foi verificado por meio do Recordatório 24hs-R24hs com auxílio de um álbum fotográfico para padronização das medidas caseiras e o software Avanutri Online para quantificar a ingestão de nutrientes. O risco metabólico foi identificado por meio dos indicadores antropométricos de circunferência da cintura (CC), circunferência do pescoço (CPES), relação cintura/estatura (RCEst) e relação cintura/quadril (RCQ). O estado nutricional foi determinado por meio do índice de massa corporal (IMC). A análise estatística foi de caráter descritiva e o teste de Kolmogorov-Smirnov foi realizado para verificar a normalidade dos dados não-categóricos, os mesmos foram descritos por frequências, média, desvio-padrão e percentis através do Stata versão 14.0 com α de 5%. Resultados: As participantes tinham idade de 45±9.95 anos. Os medicamentos mais prevalentes foram a pregabalina 52.11%, duloxetina 23.35%, amitriptilina 16.90%, tramadol 16.90%, ciclobenzaprina 14.08%, paracetamol associado a fosfato de codeína 5.63% e gabapentina 5.63%. Possíveis interações fármaco-nutriente foram encontradas para quase todos os medicamentos citados, exceto à ciclobenzaprina. A ingestão dos macronutrientes apresentaram-se adequadas segundo os valores percentuais da referência, apesar disso, houve consumo reduzido na maioria dos micronutrientes, à exceção da vitamina B12 e fósforo. A existência do risco metabólico foi observada pela CC 74.65%, RCQ 53.52% e RCEst 97.18%. A média do estado nutricional foi de 23,77±10,10, porém houve predomínio nas classificações de sobrepeso e obesidade grau I, II e III em 61,87% das participantes. Conclusão: Houve maior prevalência na utilização de pregabalina e duloxetina em relação aos medicamentos encontrados assim como a identificação de potenciais interações fármaco-nutriente. A ingestão dos macronutrientes foram adequadas, porém, a maioria dos micronutrientes mostraram-se deficiente segundo as recomendações. O risco metabólico foi constatado por meio de três indicadores antropométricos. Apesar da classificação de eutrofia ter sido obtida em média da amostra, houve predomínio de sobrepeso e obesidade.
Co-orientador - 407719 - JOAO BATISTA SANTOS GARCIA
Externo ao Programa - 1325243 - LILALEA GONCALVES FRANCA