Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIO DE SOUSA BRANDAO NETO

DISCENTE: VALERIO DE SOUSA BRANDAO NETO
DATA: 14/10/2021
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES EM TRATAMENTO NEOPLÁSICO PARA CÂNCER DE MAMA
PALAVRAS-CHAVES: Câncer de mama; Qualidade de vida; Quimioterapia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: O câncer de mama é mundialmente conhecido por ser um neoplasias que possui um alto impacto psicológico e social, principalmente, em relação ao diagnóstico e as alterações na qualidade de vida das mulheres que ocorrem o longo da terapêutica. Objetivo: Avaliar a relação entre qualidade de vida e protocolos de tratamento antineoplásico em pacientes com câncer de mama. Metodologia: Estudo descritivo de corte prospectivo. O estudo foi conduzido com 64 mulheres com diferentes protocolos de tratamento (grupo terapia antineoplásica, grupo terapia alvo e grupo terapia combinada) de um hospital público de São Luís/MA. Foram coletados dados de prontuários e realizada entrevista em dias específicos do tratamento (antes do início da quimioterapia – D1, após 21 dias do início – D21 e por fim, 84 dias após o início – D84). Durante a entrevista realizou-se a aplicação dos instrumentos de qualidade de vida, European Organization for Research and Treatment of Cancer Breast Cancer-Specific Quality of Life Questionnaire (EORTC QLQ C30 e BR-23). Os dados foram analisados estatisticamente pelo software Statistica 7.0, teste ANOVA one-way, teste de Qui quadrado e Exato de Ficher e o SIDAK para múltiplas comparações, com nível de significância de 0,05. Resultados: A média da idade das mulheres foi de 42,8 anos (±13,24), são em geral casadas, não brancas, com predomínio de ensino médio, desempregadas e sem comorbidades. Apresentam-se majoritariamente com neoplasia em estadiamento III, tratamento do tipo Her2 – em uso de protocolo quimioterápicos ac (ciclofosfamida e doxorrubicina) e transtuzumabe. No questionário QLQ C30, as funções emocional, cognitiva e social tiveram sua significância, e ainda, os sintomas mais relevantes são a fadiga, náuseas / vômito e dificuldade financeira, influenciando diretamente na qualidade de saúde global. Nota-se que os efeitos colaterais e sintomas do braço foram relevante no questionário QLQ BR23. Conclusão: A análise da qualidade de vida dos pacientes, proporciona de forma holística a real situação da paciente, assim, fornecendo dados para nortear fatores que possam otimizar o tratamento e o acompanhamento da mulher com câncer de mama.
Externo ao Programa - 4152259 - ANDREA CRISTINA OLIVEIRA SILVA
Interno - 2250598 - MARIA DO SOCORRO DE SOUSA CARTAGENES