Banca de QUALIFICAÇÃO: LETACIO SANTOS GARCIA FERRO

DISCENTE: LETACIO SANTOS GARCIA FERRO
DATA: 20/10/2021
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: DISFUNÇÃO SEXUAL E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES COM DIAGNÓSTICO RECENTE DE FIBROMIALGIA
PALAVRAS-CHAVES: Fibromialgia. Qualidade de vida. Disfunção Sexual.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: A Fibromialgia (FM) é uma síndrome etiologia multifatorial complexa, sendo caracterizada por dor musculoesquelética, aumento de sensibilidade, fadiga e alteração cognitiva, no Brasil, essa frequência fica em torno de 2,0% da população. Métodos: Estudo transversal e descritivo realizado no período de novembro de 2019 a dezembro de 2020, com mulheres portadoras de dor crônica atendidas no Ambulatório de Dor Crônica da Universidade Federal do Maranhão. Foram coletados dados sóciodemográficos, da doença, comorbidades, tratamento anterior com uso de medicamentos no último ano, qualidade de vida foi avaliada por meio do Questionário de Impacto na Fibromialgia e a avaliação da disfunção sexual. análise o programa IBM SPSS 23. Foram realizados os testes do qui-quadrado, teste t de Student, ANOVA, seguido do teste de Scheffé, coeficiente de Pearson e regressão linear. Resultados: Foram avaliadas 120 mulheres, com 45,55 ± 10,43 anos, 60,0% casadas ou em união estável, 45,0% médio completo, 63,6% pardas em 63,6%, 59,2% recebiam entre 1 a 2 salários, 75,8% residentes na capital do Estado, 70,0% faziam uso de alguma terapia farmacológica. A média do Índice de Dor Difusa foi de 15,69 ± 3,37, da Escala de Gravidade de Sintomas de 8,56 ± 1,99 e a Escala de Sintomas da Fibromialgia de 24,25 ± 4,28. O Questionário de Impacto na Fibromialgia (QIF) obteve média 74,19 ± 14,97 e apresentou associação estatisticamente significativa com Escala de Gravidade dos Sintomas, estado civil, Índice de Dor Difusa, domínio funcional, domínio impacto e domínio sintomas. Em relação à função sexual, a média do Índice de função sexual feminina foi de 10,01 ± 8,6. O domínio Impacto apresentou correlação estatisticamente significativa com Escala de Gravidade dos Sintomas, domínio funcional e domínio sintomas e o domínio Sintomas com estado civil, Escala de Gravidade dos Sintomas, domínio funcional e domínio impacto. Foi possível observar diferença significativa no escore de QIF entre os grupos com e sem disfunção sexual, com médias de 74,85 ± 14,32 e 58,93 ± 22,98 (t = 2,37; p = 0,019), respectivamente. Cerca de 90,0% do total possuíam baixos níveis de testosterona bem como em toda a faixa de idade estudada. Conclusão: Foi evidenciado alteração da função sexual e piora na qualidade de vida em mulheres com FM. A doença impacta mulheres jovens e ativas, com menos acesso a educação e informação. Por isso, as pacientes necessitam ainda de maior seguimento na evolução de todas essas disfunções e sintomas associados.
Externo ao Programa - 551361 - ADALGISA DE SOUZA PAIVA FERREIRA
Presidente - 407719 - JOAO BATISTA SANTOS GARCIA