Banca de DEFESA: CARLA PRISCILLA BELCHIOR MARQUES SAMPAIO

DISCENTE: CARLA PRISCILLA BELCHIOR MARQUES SAMPAIO
DATA: 18/02/2022
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA E FUNCIONAL DE ADULTOS COM DIAGNÓSTICO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CRÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência Cardíaca; Desempenho Físico Funcional; Perfil de Impacto da Doença.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: a Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome complexa ocasionada devido a um comprometimento estrutural ou funcional do coração, prejudicando, desta forma, a capacidade de enchimento ou de ejeção do ventrículo esquerdo. Com o envelhecimento da população mundial, sua incidência tende a aumentar, devido ao surgimento de outras doenças crônicas. Objetivo: Caracterizar o perfil clínico e funcional de adultos diagnosticados com insuficiência cardíaca crônica. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, com delineamento transversal e aspecto quantitativo. Compreende um total de 60 participantes com diagnóstico de ICC e idade de 20 anos ou mais. Foram coletados dados sócio-econômico, demográficos e clínicos através de questionários e realizada avaliação do desempenho funcional por meio do teste de caminhada de seis minutos e sentar e levantar. Resultados: A idade média dos participantes foi de 54,37. Predominando indivíduos do sexo masculino (60%), raça/cor auto-declarada branca (41,7%), 35% informou como escolaridade máxima nível fundamental incompleto, 40% renda familiar inferior a dois salários mínimos, 46,7% estão casados ou em união estável. Em relação às medidas antropométricas, o IMC médio foi de 26,52, prevalecendo indivíduos com sobrepeso (40%) e na Relação Cintura-Quadril (RCQ), que avalia o risco cardiovascular, 61,7% foi classificado como de alto risco. Do perfil clínico, 53,3% possuem fração de ejeção preservada e são classificados com NYHA II ou III, 43,3% estão em acompanhamento com o cardiologista a menos de dois anos, 93,3% informaram não ser tabagistas e 91,7% não serem etilistas. 65% relatou ter histórico familiar de doença cardiovascular, 68,3% apresentam Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e 31,7% Diabetes Mellitus (DM) e 88,3% não possuem marcapasso. Da correlação entre a distância percorrida no TC6 é estatisticamente significante com a idade, presença de diabetes e hipertensão arterial sistêmica. Já o número de repetições no TSL correlacionado com a presença de etilismo, obesidade e RCQ são estatisticamente significantes. Conclusão: O presente estudo demonstrou que o déficit no desempenho funcional está diretamente relacionado com a idade, obesidade, etilismo, DM e HAS. Problemas sociais e econômicos também estão presentes em grande parte do grupo, devido ao baixo nível de escolaridade e baixa renda, o que possivelmente irá influenciar na adesão adequada ao tratamento, afetando assim no prognóstico frente à ICC.
Externo à Instituição - CYRENE PIAZERA SILVA COSTA - UNICEUMA
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL