Banca de DEFESA: LETACIO SANTOS GARCIA FERRO

DATA: 18/02/2022
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: DISFUNÇÃO SEXUAL E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES COM FIBROMIALGIA
PALAVRAS-CHAVES: Fibromialgia. Qualidade de vida. Disfunção Sexual.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: A Fibromialgia é uma doença de amplo espectro sintomático, com quadro de dor generalizada, fadiga, alteração cognitiva e do sono. Possui alta prevalência de disfunção sexual, com impacto negativo sobre a qualidade de vida e fatores neuroendócrinos associados, porém não esclarecidos. Esse estudo tem como objetivo avaliar a disfunção sexual, níveis de testosterona total e 25-hidroxivitamina D e sua relação com qualidade de vida. Métodos: Estudo transversal com mulheres portadoras de dor crônica atendidas ambulatoriamente. Foi realizada a confirmação diagnóstica da doença e fez-se avaliação da qualidade de vida por meio de aplicação do Questionário de Impacto na Fibromialgia e da disfunção sexual pelo índice de função sexual feminina. Foi ainda realizada a dosagem de níveis séricos de testosterona total e vitamina D. Resultados: Foram avaliadas 120 mulheres, com média de 45,55 ± 10,43 anos, 60% casadas ou em união estável e apenas 45% com ensino médio completo. A média da Escala de Sintomas da Fibromialgia foi de 24,25 ± 4,28. O Questionário de Impacto na Fibromialgia obteve média 74,19 ± 14,97. Em relação à função sexual, a média do Índice de função sexual feminina foi de 10,01 ± 8,6, com 95,9% das pacientes com resultado menor ou igual 26, sugestivo de disfunção sexual. Foi possível observar diferença significativa no escore de Questionário de Impacto na Fibromialgia entre os grupos com e sem disfunção sexual, com médias de 74,85 ± 14,32 e 58,93 ± 22,98, respectivamente. Nas pacientes avaliadas, 90,0% do total possuía baixos níveis de testosterona bem como em toda a faixa de idade estudada e 88% tinham níveis de vitamina D normais. O Questionário de Impacto na Fibromialgia apresentou correlação moderada com Escala de Sintomas da Fibromialgia e correlação elevada com seus domínios e o Índice de função sexual feminina correlação negativa com a idade. Não houve nenhuma associação entre testosterona e Índice de função sexual feminina ou vitamina D e Questionário de Impacto na Fibromialgia. Conclusão: Foi evidenciado alteração da função sexual e piora na qualidade de vida em mulheres com Fibromialgia, sem associação com dosagem dos níveis de testosterona e vitamina D. A doença mostrou-se de gravidade elevada e impactou mulheres jovens e ativas, com menos acesso a educação e informação. Por isso, as pacientes necessitam ainda de maior seguimento na evolução de todas essas disfunções e sintomas associados.
Presidente - 407719 - JOAO BATISTA SANTOS GARCIA
Externo à Instituição - JOSÉ OSVALDO BARBOSA NETO - UNICEUMA