Banca de DEFESA: SYOMARA PEREIRA DA COSTA MELO

DISCENTE: SYOMARA PEREIRA DA COSTA MELO
DATA: 29/03/2022
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: PERFIL CLÍNICO, HISTOPATOLÓGICO, IMUNO-HISTOQUÍMICO E DE INFECÇÃO POR HPV DE CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DE PÊNIS USUAIS COM ÁREAS DE ASPECTO BASALOIDE
PALAVRAS-CHAVES: Câncer de pênis; Infecção por HPV; Histologia; Imuno-histoquímica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: O câncer de pênis é uma doença rara, que com taxas mais elevadas em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, onde as regiões mais afetadas apresentam menores índices socioeconômicos. Objetivo: Descrever o perfil clínico-histopatológico, imuno-histoquímico e de infecção pelo papilomavírus humano de tumores de pênis usuais de com áreas de aspecto basaloide de pacientes do estado do Maranhão. Métodos: Pesquisa retrospectiva, com o levantamento de casos diagnosticados com câncer de pênis, conduzida no Hospital Universitário Presidente Dutra, tendo início em 2019 e finalização em 2021 e realizada com pacientes diagnosticados entre 2007 e 2021. Resultados: Comparando-se os grupos usual com e sem áreas de aspecto basaloide, observou-se que predominaram idosos, residentes da região norte do estado, pardos e casados, assim como nenhuma escolaridade ou ensino fundamental incompleto, lavradores, residência rural. A renda de menos de um salário-mínimo ao mês foi mais frequente no grupo usual sem áreas de aspecto basaloide que no grupo com áreas de aspecto basaloide com diferença estatisticamente significativa. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos histológicos em relação ao estilo e hábitos de vida e sintomas referidos, mas observa-se uma tendencia de maior prevalência no grupo usual sem áreas de aspecto basaloide em relação ao tabagismo, etilismo, histórico de Infecções Sexualmente Transmissíveis e idade na primeira relação sexual inferior a 18 anos. Foram observadas diferenças significativas em relação ao grau de diferenciação e estadiamento, com predomínio do estágio II e III no grupo usual com áreas de aspecto basaloide. A amplitude do tempo de livre da doença no grupo usual com áreas de aspecto basaloide foi menor que no grupo usual sem áreas de aspecto basaloide, de 0 a 31 meses e de 0 a 62 meses, respectivamente. Observou-se maior prevalência de invasão angio-linfática, perineural e corpos cavernosos comprometidos no grupo usual com áreas de aspecto basaloide. A presença do infiltrado linfocitário peri-tumoral ocorreu com grande frequência em ambos os grupos. Majoritariamente, a população apresentou não-detecção de HPV, ausência de invasão angio-linfática e de comprometimento de corpos cavernosos, presença de invasão perineural, comprometimento de corpo esponjoso e uretra e associação com carcinoma in situ. No entanto, maior prevalência de padrão expansivo de invasão tecidual, presença de invasão angio-linfática e perineural, do corpo esponjoso, uretral e da túnica da albugínea, além de presença de carcinoma in situ associado no grupo usual com áreas de aspecto basaloide. Conclusão: Observou-se que os Carcinoma de células escamosas usuais com áreas de aspecto basaloide tinham maior percentual de fatores de risco em relação a sociodemografia, nível de invasão e comprometimento tecidual, associação com o componente in situ, maior presença de invasão angliolinfatica e perineural, comprometimento de corpo esponjoso, da uretra e da túnica da albugínea.
Externo à Instituição - GEORGE CASTRO FIGUEIRA DE MELLO - UNICEUMA
Presidente - 2046964 - GYL EANES BARROS SILVA