Inscrições abertas para disciplina Optativa "TÓPICOS EM EPIGENÉTICA APLICADOS A SAÚDE HUMANA " – maio 2022

2022-03-25 11:54:41.1

O Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto - PPGSAD - Mestrado Acadêmico, informa que as inscrições estão abertas para alunos regulares e especiais na disciplina optativa " TÓPICOS EM EPIGENÉTICA APLICADOS A SAÚDE HUMANA ". A disciplina acontecerá no período de: 11 de maio a 22 de julho de 2022

Professores da Disciplina:

Prof Dr Marcelo Souza de Andrade.

Profa Dra Jaqueline Diniz Pinho

Profa Jessica Manoelli Costa da Silva

Prof Eliel Barbosa Teixeira

Carga Horária: 30 horas - 02 créditos

Conteúdo Programático

1. Nucleossomo, Cromatina e Remodelamento da cromatina

2.  METILAÇÃO DO DNA: Padrões de metilação do DNA, efeitos da metilação do DNA na transcrição e DNA metiltransferases.

3.  MODIFICAÇÕES DAS HISTONAS: Acetilação e metilação de lisinas, Fosforilação de serinas e treoninas.

4. Enzimas envolvidas nas modificações pós-traducionais das histonas

5. RNAs não codificantes: microRNAs, RNAs longos não codificantes, snoRNAs e outros mais.

6. Técnicas da Biologia Molecular para o estudo dos RNAs não-codificantes e metilação

7. Bancos de dados públicos de RNAs não codificantes e metilação.

Objetivo:

O objetivo da disciplina é introduzir os conceitos-chave da Epigenética, com enfâse aos principais mecanismos envolvidos, além de abordar seus efeitos. Será discutido durante a disciplina os impactos da Epigenética, em diversas patologias humanas. Ainda mais, a disciplina incluirá discussões de artigos científicos sobre o tema, com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de interpretação sobre o assunto abordado.

Avaliação

Os alunos serão avaliados quanto a frequência, participação nas discussões fomentadas em sala de aula, além da produção de um artigo científico sobre o tema.

REFERÊNCIAS

CHAKRABARTI, Jayprokas; MITRA, Sanga. Cancer and Non-coding RNAs: Tranlational Epigentic Series. Elsevier, USA, 2017.

GUPTA, Subash; CHALLAGUNDIA, Kishore. Clinical Applications of Noncoding RNAs in Cancer. Elsevier, USA, 2017.

Cronograma (Turno matutino)

11/05 - Introdução (Nucleossomo, Cromatina e Remodelamento da cromatina)

12/05- Metilação

13/05- ncRNAs

25/05- ncRNAs

26/05- Técnicas de Biologias Molecular e Bancos de dados Públicos

27/05- Técnicas de Biologias Molecular e Bancos de dados Públicos

22/07. Entrega do artigo de revisão sobre a temática.

Faça a sua inscrição na disciplina por meio do SIGAA e confirme por favor por email : ppgsad@ufma.br

Para aluno Especial solicitar informações por email: ppgsad@ufma.br

Solicitamos apoio na divulgação da disciplina.