Banca de DEFESA: ALESSANDRA COSTA DE SALES MUNIZ

DISCENTE: ALESSANDRA COSTA DE SALES MUNIZ
DATA: 28/04/2022
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: RELAÇÃO DO MAGNÉSIO COM MARCADORES DE FUNÇÃO RENAL EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA NÃO-DIALÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: Doença renal crônica; magnésio sérico; magnésio urinário; Fração de Excreção de Magnésio (FEMg); marcador de função renal
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: O magnésio desempenha papel importante em inúmeras funções fisiológicas do corpo, tendo o rim como principal regulador de seus níveis corporais. Os desequilíbrios na homeostase do magnésio, são comumente encontrados nas doenças renais e estão associados à diversas comorbidades que estão intimamente associadas à doença renal crônica (DRC). Além disso, alguns pesquisadores demonstraram que a fração de excreção de magnésio (FEMg) pode ser um parâmetro valioso para monitorar a função renal, podendo ser utilizada como um potencial preditor de progressão da DRC, entretanto, os estudos ainda são escassos. Este estudo objetivou verificar a relação do magnésio sérico e urinário com marcadores de função renal em portadores de doença renal crônica não-dialítica. Métodos: Trata-se de um estudo analítico do tipo caso-controle, realizado em amostras de 128 pacientes portadores de DRC não-dialítica (estágios 3A, 3B e 4) em tratamento no centro de prevenção de doenças renais (CPDR) do Hospital Universitário da Universidade Federal Maranhão (HU-UFMA) e 110 pacientes hígidos (controle - TFG>60 mL/min/1,73 m²), entre agosto de 2019 a maio de 2021. Foram coletados dados sociodemográficos (sexo, idade, cor da pele, escolaridade e situação conjugal) e clínicos e determinações laboratoriais (cistatina C sérica, creatinina sérica e urinária, albumina sérica e urinária, magnésio sérico e urinário, bem como o cálculo da relação albumina/creatinina - RAC). Os níveis urinários de magnésio foram avaliados através da excreção diária total e pela fração de excreção (FEMg) e a Taxa de Filtração Glomerular (eTFG) estimada foi realizada utilizando-se a fórmula CKD-EPI. Os dados foram analisados de acordo com os grupos: Grupo Caso (DCR3A, DRC3B e DRC4) e Grupo Controle (pessoas hígidas). Resultados: Dentre os participantes (casos e controles), houve predomínio do sexo feminino (59,2%) e cor da pele autodeclarada não branca (83,2%). A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus estavam presentes em 89,8% e 46,0% dos participantes, com DRC, respectivamente. O estudo demostrou uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos caso e controle no que diz respeito aos valores da eTFG, creatinina sérica, cistatina C, albuminúria de 24h, RAC (mg/g de creatinina), magnésio na urina de 24 horas, magnésio na urina isolada e FEMg. Por outro lado, o magnésio sérico não mostrou associação estatisticamente significativa entre os grupos. A FEMg esteve correlacionada aos biomarcadores de função renal (eTFG, creatinina sérica, cistatina C e albuminúria de 24 horas), exceto com a relação RAC e foi significativamente maior no grupo de pacientes com DRC em comparação com o grupo controle, aumentando à medida que a eTFG diminuía, além disso, apresentou melhor poder de predição (área sob a curva 0,933) e sensibilidade (88,37%) no estágio mais avançado da doença (DRC 4). O ponto de corte > 4,68% determinou uma estimativa mais precisa para a redução da TFG abaixo de 60 mL/min/1,73m2. Conclusão: Este estudo demonstrou que o magnésio na urina está relacionado a função renal em pacientes com DRC em tratamento não-dialítico e que a FEMg pode ser um marcador útil na investigação de disfunções do sistema renal, em complemento a outros marcadores renais, principalmente no que se refere à progressão e gravidade da DRC.
Externo ao Programa - 2098873 - ANDREA MARTINS MELO FONTENELE
Externo à Instituição - ELTON JONH FREITAS SANTOS - HU-UFMA