Banca de DEFESA: MARIA FERNANDA LIMA BERTOLACCINI

DISCENTE: MARIA FERNANDA LIMA BERTOLACCINI
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Sala 03 do Prédio de Pos-Graduação do CCBS
TÍTULO: Níveis de biomarcadores inflamatórios na COVID-19: análise comparativa entre gestantes vacinadas e não vacinadas
PALAVRAS-CHAVES: covid-19. gestantes. vacinas. biomarcadores inflamatórios. parâmetros hematológicos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A infecção pelo Sars-CoV-2 tem ocasionado um aumento na vulnerabilidade das gestantes e puérperas, levando a complicações na gravidez, como sofrimento fetal, ruptura prematura de membranas, partos prematuros, natimortos e necessidade de ventilação mecânica. A vacinação contra a covid-19 pode trazer uma perspectiva de diminuição em internações e óbitos, principalmente nos que compõe os grupos de risco e, por isso as gestantes e puérperas são prioridades. Desta forma, o presente estudo objetivou analisar os níveis de biomarcadores inflamatórios na covid-19 entre gestantes vacinadas e não vacinadas. Estudo do tipo transversal, realizado com gestantes positivas para covid-19 internadas ou que procuraram o serviço do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Coletou-se dados sobre idade, cor da pele, comorbidade, idade gestacional, tipo de parto, necessidade de suporte ventilatório, entre outros. Os dados vacinais foram coletados de prontuários eletrônicos ou por autodeclaração. Os resultados de RT-PCR e hemograma completo foram coletados na AGHU e foram realizadas dosagens de ferritina sérica (FS) e proteína C reativa (PCR). Para os dados numéricos foi realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e o teste t de student para amostras independentes. Para avaliar o poder de predição de biomarcadores foi utilizada Curvas de Características de Operação do Receptor (Curvas ROC-Receiver Operating Characteristic). Para os dados categóricos foi utilizado o teste do qui-quadrado ou exato de fisher. Todas as análises foram realizadas considerando um valor significativo(p<0,05), utilizando o programa estatístico IBM SPSS versão 24. Participaram do presente estudo 140 gestantes (100 gestantes Grupo1 – sem esquema vacinal e 40 Grupo2 – com esquema vacinal) diagnosticadas com covid-19. O Grupo1 apresentou média de idade de 29,45 (±6,33) anos, enquanto o Grupo2 apresentou média de 28,37 (±5,94) anos (p>0,05). Somente a variável comorbidades demonstrou significância estatística (p<0,05) entre os grupos de gestantes e puérperas com e sem esquema vacinal. Dentre as comorbidades mais prevalentes pode-se citar a hipertensão arterial (Grupo1=32,5%; Grupo2=23,5%), diabetes mellitus (Grupo1=20%; Grupo2=13,3%), asma (Grupo1=5%; Grupo2=5,1%) e obesidade (Grupo1=25%; Grupo2=13,3%). Nos desfechos clínicos, verificou-se que houve diferença estatisticamente significativa na comparação dos grupos no que se refere a frequência respiratória (Grupo1= 21±6,44 e Grupo2 =19±6,79), necessidade de ventilação mecânica (Grupo1=5% e Grupo2 =0%), extensão da lesão pulmonar visualizada através da tomografia (Grupo1<25% =0%; >25 a <50%=0%; >50% =2,95% e Grupo 2 <25% =26,53%; >25 a <50%=14,28%; >50% =10,21%) e presença de infecção urinária (Grupo1 = 17% e Grupo2 =37,5%). Nos dados de hemograma completo, a contagem total de linfócitos e o volume plaquetário médio (VPM) apresentaram significância estatística (p<0,05). Nos biomarcadores inflamatórios e marcadores derivados do hemograma, verificou-se que apenas a PCR e Ferritina, demonstraram diferença significativa (p<0,05) ao comparar ambos os grupos. Os resultados deste estudo, demonstram que a vacinação contra a covid-19 foi capaz de melhorar os parâmentos hematológicos, os biomarcadores inflamatórios e os dados clínicos das gestantes com covid-19, sugerindo que a vacina conferiu proteção contra os desfechos graves desta doença nessa população.
Presidente - 1780352 - SALLY CRISTINA MOUTINHO MONTEIRO
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL