Banca de DEFESA: CARLA DEA TRINDADE BARBOSA

DISCENTE: CARLA DEA TRINDADE BARBOSA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Sala 03 do prédio de Pos-Graduação do CCBS
TÍTULO: Estudo caso-controle sobre o modo de nascimento de fetos de mulheres com e sem COVID-19 e os marcadores inflamatórios PCR e ferritina
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19. Biomarcadores. Ferritina. Gravidez. Parto por cesárea.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: O SARS-CoV-2, agente etiológico da doença do coronavírus de 2019 (COVID-19), afeta o trato respiratório superior e inferior com envolvimento de múltiplos órgãos. As mulheres grávidas apresentam risco elevado de morbimortalidade e hospitalizações por COVID-19 devido às alterações imunofisiológicas. Resultados perinatais adversos e maior número de partos por cesária sugerem associação entre infecção pelo coronavírus e complicações na gravidez com piores prognósticos. Ferritina e proteína C reativa são utilizadas como marcadores para monitorar o tratamento e o prognóstico dessa doença, pois variam conforme sua gravidade. A hiperferritinemia na COVID-19 está associada à mortalidade em pacientes críticos e influencia negativamente o desenvolvimento fetal. O estudo objetiva analisar o modo de nascimento e biomarcadores inflamatórios em gestantes infectadas pelo vírus SARS-CoV-2, a fim de identificar o marcador preditivo mais adequado para o desfecho gestacional. Métodos: Estudo observacional caso-controle pareado. O grupo caso incluiu 76 gestantes com diagnósticos positivos para COVID-19 e 76 gestantes controle, pareadas por idade. Os dados sociodemográficos e clínicos foram coletados dos prontuários físicos e/ou dos sistemas aplicativos do Hospital Universitário Materno Infantil da Universidade Federal do Maranhão. Foram realizadas análises dos marcadores ferritina sérica e proteína C reativa. As características clínicas e sociodemográficas foram analisadas em frequência e porcentagem, as variáveis categóricas pelos testes do Qui-quadrado, de G, de Z e Odds Ratio e as numéricas pelos testes de Normalidade e de Mann-Whitney. Resultados: As participantes apresentaram média de idade de 27,32 anos. A análise dos dados demonstrou haver associação entre a presença de COVID-19 e o modo de nascimento (a probabilidade de parto por cesárea entre as gestantes com COVID-19 foi 3 vezes superior às das grávidas sem essa doença - p=0,0008, e a maior probabilidade das gestantes com comorbidade terem COVID-19: 63 vezes superior às das sem infecção - p<0,001). Foi verificado também que o biomarcador ferritina sérica encontra-se mais elevado no grupo de gestantes com COVID-19 (p=0.0131), com o emprego do teste Z para duas amostras diferentes. Quanto aos níveis de ferritina sérica entre os grupos teste e controle com a variável modo de nascimento verificou-se que há diferença nos níveis de ferritina entre os dois grupos, tanto com o que realizou parto vaginal (p=0,0185) como as com cesárea (p=0,0406). Conclusão: As gestantes infectadas pelo vírus SARS-CoV-2 apresentam mais chances de realizar parto por cesárea que as não infectadas, sendo observado que o marcador inflamatório ferritina estava significativamente mais elevado nesses casos.
Externo ao Programa - 2098873 - ANDREA MARTINS MELO FONTENELE
Presidente - 4111411 - FERNANDA FERREIRA LOPES