Banca de DEFESA: WELLYANDRA COSTA DOS SANTOS

2023-04-10 15:12:32.641

DISCENTE: WELLYANDRA COSTA DOS SANTOS
DATA: 19/04/2023
LOCAL: Auditório vermelho do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA DE VDAC2 E TERT E ALTERAÇÕES MOLECULARES EM SEU PROMOTOR NOS TUMORES NEUROENDÓCRINOS DA HIPÓFISE (PiTNETs)
PALAVRAS-CHAVES: Tumores hipofisários, Telomerase, Apoptose, Biomarcadores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: Os tumores neuroendócrinos da hipófise (PitNETs) são neoplasias originárias da adenohipófise e correspondem a cerca de 10 a 15% dos tumores intracranianos. Tais tumores podem ser classificados em funcionantes e não funcionantes, de acordo com a produção de hormônios em quantidade suficiente para induzir manifestações clínicas. Recentemente, alterações nos níveis de expressão dos genes TERT e VDAC2 têm sugerido um importante papel desses genes no desenvolvimento de neoplasias endócrinas, podendo também estar envolvidos na oncogênese dos PitNETs. A patogênese molecular dos PitNETs ainda é pouco compreendida e, portanto, faz-se necessário um maior estudo sobre esse tema em diferentes populações. Objetivo: avaliar a expressão gênica de VDAC2 e TERT e alterações moleculares em seu promotor em portadores de PitNETs atendidos no estado do Maranhão. Metodologia: foram analisadas 89 amostras de PitNETs de pacientes submetidos à cirurgia no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – HUUFMA. Realizou-se a extração de ácidos nucleicos e síntese de cDNA a partir do material biológico coletado e, posteriormente, foi feita a PCR em tempo real para avaliação da expressão gênica de TERT e VDAC2. Para a análise de mutações no promotor TERT (posições C228T e C250T), foi realizado sequenciamento de DNA. Resultados: a maioria dos casos corresponderam ao sexo feminino (59/89 - 66,3%) e apresentavam entre 51 e 60 anos (25/89 - 28,1%). Considerando as características tumorais, 64 casos (71,9%) foram classificados como não funcionantes e 59 tumores (66,3%) apresentaram-se como macrotumores. Em relação às análises moleculares, embora os pacientes acromegálicos tenham apresentado maior índice de expressão (IE) de TERT (IE=1,67), não foram observadas diferenças significativas dessa variável entres tipos tumorais. Além disso, também não foram detectadas mutações nas posições C228T e C250T do promotor TERT. Em relação ao VDAC2, comparando-se com tecido hipofisário normal, verificou-se um aumento de expressão desse gene em portadores de tumores não funcionantes (3,01 vezes), Acromegalia (3,08 vezes) e Doença de Cushing (6,83 vezes). Foi constatada também em nossa amostra uma significante correlação entre as expressões de TERT e VDAC2 (rs= 0,278; p=0,01). Conclusão: No presente estudo, a maior expressão de VDAC2 nas amostras tumorais sugere uma possível participação desse gene na oncogênese dos PitNETs. Em adição, a correlação entre VDAC2 e TERT pode apontar para uma atuação conjunta de ambas as vias de sinalização, ensejando a possibilidade de novos alvos terapêuticos.
Externo à Instituição - GILVAN CORTÊS NASCIMENTO - HU-UFMA
Interno - 641.276.803-34 - HAISSA OLIVEIRA BRITO