Banca de DEFESA: JUCILEIDE MOTA COSTA

DISCENTE: JUCILEIDE MOTA COSTA
DATA: 26/07/2023
LOCAL: Sala 03 do Prédio de Pos-Graduação do CCBS
TÍTULO: Klotho no câncer: uma revisão sistemática
PALAVRAS-CHAVES: Proteínas Klotho; Câncer; Fator Prognóstico; Diagnóstico Molecular.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: A enzima Klotho, codificada pelo gene KL, faz parte do sistema endócrino FGF-Klotho e desempenha um papel na fisiopatologia de distúrbios relacionados ao envelhecimento, incluindo o câncer. Klotho é considerada um supressor tumoral e tem potencial para o tratamento do câncer. Foi descoberto que ela reduz a proliferação de células cancerígenas e induz a apoptose em vários tipos de câncer. O mecanismo molecular subjacente ao efeito supressor de tumores de Klotho não é bem compreendido. Klotho forma um complexo com FGFRs e é necessário para a ligação de alta afinidade dos FGFs aos seus receptores. Ela é expressa em vários tecidos e órgãos, com níveis mais elevados no rim. Klotho interage com vários membros da família Wnt e pode ter um papel no envelhecimento. Alterações na sinalização Wnt estão implicadas no desenvolvimento e progressão do câncer. Objetivo: Nesta dissertação se discute o papel das proteínas Klotho em vários tipos de câncer e seu potencial uso como marcadores diagnósticos e prognósticos. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática, que analisou artigos publicados entre 2012 e 2022, de acordo com os Itens Preferenciais de Relatórios para Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA). A estratégia de busca foi realizada em três bases de dados: PubMed, Scielo e ScienceDirect, empregando as palavras-chave "cancer AND Klotho”, acessadas em abril de 2023. A busca resultou em 836 artigos, sendo 401 eram duplicados. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, 26 artigos fizeram parte desta revisão sistemática. Resultados: Dentre os 26 artigos selecionados, 21 tratavam de αKlotho, 5 de βKlotho e apenas 3 de γKlotho, sendo um artigo estudando α e βKlotho e outro estudando todas as três proteínas. Encontrou-se que a αKlotho está consistentemente associada a uma melhora no prognóstico e pode ser útil para estimar a sobrevida do paciente com câncer. αKlotho parece atuar como um supressor de tumor e sua regulação negativa foi associada a fenótipos tumorais agressivos e pior prognóstico. Nível elevado de γKlotho está associado à agressividade do câncer e ruim prognóstico, podendo ser úteis para prever a sobrevida do paciente e a resposta à terapia. βKlotho apresenta resultados mistos. Conclusão: Enquanto o αKlotho foi associado a um melhor prognóstico do paciente, o γKlotho foi associado ao aumento da agressividade do câncer e o βKlotho apresentou resultados mistos. É fundamental identificar com precisão os subtipos de tumores e a expressão do Klotho para aplicabilidade ao máximo do seu potencial biológico. No entanto, a maioria dos estudos ainda não apresentou resultados tão detalhados e o uso clínico do Klotho exigirá mais estudos futuros.
Presidente - 3101796 - RUI MIGUEL GIL DA COSTA OLIVEIRA
Interno - 1556448 - MARCELO SOUZA DE ANDRADE