Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA TEIXEIRA SILVA

DISCENTE: FERNANDA TEIXEIRA SILVA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO: ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO NÃO DIALÍTICO
PALAVRAS-CHAVES: Doença Renal Crônica. Monitorização ambulatorial. Serviço de Farmácia Clínica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: INTRODUÇÃO: A Doença Renal Crônica é um problema de saúde pública, caracterizado por perda progressiva da função dos néfrons com consequente perda da capacidade de filtrar o sangue e manter a homeostase. O tratamento da DRC é complexo e depende da gravidade da doença. OBJETIVOS: Avaliar o perfil farmacológico dos medicamentos prescritos para pacientes com doença renal crônica não dialítica, realizar o acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes com DRC em tratamento não dialítico, classificar os problemas relacionados a medicamentos através da revisão da farmacoterapia e descrever as intervenções farmacêuticas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo e transversal com uma amostra de 100 pacientes portadores de DRC em tratamento não dialítico. O Período de coleta de dados: Outubro de 2022 a Outubro de 2023. A relação nominal dos pacientes foi obtida através do registro de atendimento na nova versão do Aplicativo para Gestão de Hospitais Universitários (AGHUx). Para estabelecer o número amostral foram utilizados como critérios de inclusão: portadores de DRC estágios 3A, 3B e 4 (TFG entre 15-59mL/min/1,73m²), idade igual ou superior a 18 anos com acompanhamento regular no CPDR/HUUFMA no ano de 2021 e os pacientes consentirem a participação no estudo através da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). E os critérios de exclusão foram doenças crônicas consumptivas, gestantes, infecção urinária e doenças autoimunes. Foi avaliado o perfil farmacológico através da análise técnica da prescrição medicamentosa, revisão da farmacoterapia e acompanhamento farmacoterapêutico. Os medicamentos foram classificados conforme o Anatomical Therapeutic Chemical (ATC) recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As interações medicamentosas foram realizadas através do Lexicomp - Up to Date®. Os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM) foram classificados e as intervenções farmacêuticas realizadas. Foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (CEP – HU-UFMA), obtendo Parecer Consubstanciado aprovado. Os dados coletados foram armazenados em um banco de dados específico. As variáveis categóricas foram apresentadas por meio de frequências e porcentagens e as quantitativas por meio de média e desvio padrão (média ± DP), conforme a normalidade averiguada pelo teste de Shapiro-Wilk. RESULTADOS: Em toda a amostra (n=100), foram coletados dados do sistema AGHUx e do questionário referente à pesquisa. Sendo 52% (n=52) do sexo feminino, com uma média de idade de 68 anos ± 11, variando de 33 a 82 anos. Em 63% (n=63) da amostra, os pacientes autodeclaram sua cor da pele como branca. Em relação ao estágio da DRC, 42% (n=42) pertencem ao estágio 3A. O estado civil é de casado em 56% (n=56), em 46% (n=46) da amostra alegaram não possuir escolaridade e apenas 4% (n=4) possuem nível superior. Residem 85% (n=85) da amostra na capital do estado do Maranhão. A principal comorbidade associada a DRC não dialítica foi Hipertensão Arterial Sistêmica presente em 90% (n=90). CONCLUSÃO: Através do acompanhamento farmacoterapêutico realizado de forma individualizada ao paciente com DRC em tratamento não dialítico foi possível avaliar o perfil farmacológico da amostra dessa população. Assim como, identificar, previnir e corrigir os PRM através das intervenções farmacêuticas realizadas.
Co-orientador - 2098873 - ANDREA MARTINS MELO FONTENELE
Externo ao Programa - 2439474 - JOAO VICTOR LEAL SALGADO