Banca de DEFESA: CAMILA ARAUJO PEREIRA

DISCENTE: CAMILA ARAUJO PEREIRA
DATA: 09/04/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES COM CANDIDÍASE EM QUILOMBOS DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Candidíase vulvovaginal, Mulheres quilombolas, Perfil nutricional, Alimentação, Saúde da mulher, Desigualdade em saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A Candidíase Vulvovaginal (CVV) é uma infecção fúngica comum, causada pelo desequilíbrio da microbiota vaginal e afetando significativamente a qualidade de vida das mulheres. Entre os fatores que contribuem para essa condição estão os hábitos alimentares e o estado nutricional. A população negra, especialmente as comunidades quilombolas, enfrentam desafios adicionais de acesso aos cuidados de saúde necessitando de intervenções mais assertivas. Este estudo tem como objetivo relacionar o perfil nutricional e alimentar com a presença de Candidíase Vulvovaginal em mulheres quilombolas. Trata-se de um estudo transversal conduzido com uma amostra de conveniência composta por 47 mulheres quilombolas, residentes na zona rural do município de Caxias no Estado do Maranhão, Região Nordeste do Brasil. A análise incluiu dados antropométricos, consumo alimentar, exame físico ginecológico e posterior análise microbiológica. Foram detectados Candida spp. em 28,9% das amostras, e encontrado associações entre escolaridade e a presença de Candida spp. (p < 0,019), consumo de alguns alimentos com leite integral (p < 0,035), refresco artificial (p < 0,039) e juçara/açaí (p < 0,026) e a presença de Candida spp., porcentagem de adequação da circunferência do braço (p < 0,043) e a presença de Candida spp. O estudo revela a importância clínica e epidemiológica da infecção por Candida spp. na saúde feminina. A associação entre escolaridade e presença de Candida spp. foi significativa, sugerindo uma possível correlação com grupos de mulheres com menor escolaridade. A prevalência da infecção foi mais alta entre mulheres mais jovens (19-30 anos) e aquelas com menor poder aquisitivo. Além disso, o estudo abordou aspectos nutricionais, destacando a associação entre alguns hábitos alimentares, estado nutricional e a ocorrência de CVV. Estratégias de intervenção nutricional podem ser consideradas para promover mudanças nos hábitos alimentares e potencialmente reduzir a incidência da CVV. Em conclusão, o estudo destaca a necessidade de abordagens integradas que considerem não apenas fatores clínicos, mas também nutricionais, sociais e econômicos para melhor compreender e enfrentar a CVV em comunidades quilombolas, sugerindo realização de futuras pesquisas.
Externo ao Programa - 483.733.703-15 - JOSÉ DE RIBAMAR ROSS
Externo à Instituição - LUANA LOPES PADILHA - IFMA