Banca de DEFESA: FERNANDA TEIXEIRA SILVA

DISCENTE: FERNANDA TEIXEIRA SILVA
DATA: 15/04/2024
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO: ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO NÃO DIALÍTICO
PALAVRAS-CHAVES: Doença Renal Crônica. Monitorização ambulatorial. Serviço de Farmácia Clínica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: INTRODUÇÃO: A Doença Renal Crônica (DRC) é um problema de saúde pública, caracterizado por perda progressiva da função dos néfrons com consequente perda da capacidade de filtrar o sangue e manter a homeostase. O tratamento da DRC é complexo e depende da gravidade da doença. OBJETIVOS: O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o perfil farmacológico dos medicamentos prescritos para pacientes com doença renal crônica não dialítica. E os específicos foram coletar dados sociodemográficos e clínicos, descrever o perfil farmacológico dos participantes, classificar os problemas relacionados a medicamentos através da revisão da farmacoterapia, classificar e verificar as possíveis interações medicamentosas, realizar o acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes com DRC em tratamento não dialítico, descrever as intervenções farmacêuticas realizadas e verificar os medicamentos prescritos potencialmente inapropriados para idosos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo e transversal de pacientes portadores de DRC em tratamento não dialítico. Os critérios de inclusão foram: portadores de DRC estágios 3A, 3B e 4 (TFG entre 15-59mL/min/1,73m²), idade igual ou superior a 18 anos com acompanhamento regular no Centro de Pesquisa em Doenças Renais (CPDR) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) no ano de 2021 e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Foi avaliado o perfil farmacológico, realizada a revisão da farmacoterapia e o acompanhamento farmacoterapêutico. Os medicamentos foram classificados conforme o Anatomical Therapeutic Chemical (ATC). As interações medicamentosas foram realizadas através do Lexicomp - Up to Date®. Os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM) foram classificados e as intervenções farmacêuticas realizadas. Os Critérios de Beers foram utilizados para identificar os medicamentos inapropriados para idosos. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número 2.819.965. As variáveis categóricas foram apresentadas por meio de frequências e porcentagens e as quantitativas por meio de média e desvio padrão (média ± DP), conforme a normalidade averiguada pelo teste de Shapiro-Wilk. RESULTADOS: Os participantes da pesquisa foram 100 pessoas sendo 52% (n=52) do sexo feminino, com uma média de idade de 68 anos ± 11. Em 63% (n=63) da amostra, os pacientes autodeclaram sua cor da pele como branca. Em relação ao estágio da DRC, 42% (n=42) pertencem ao estágio 3A. O estado civil é de casado em 56% (n=56), em 46% (n=46) da amostra alegaram não possuir escolaridade e apenas 4% (n=4) possuem nível superior. A Hipertensão Arterial Sistêmica esteve presente em 90% (n=90) da amostra. As classes de medicamentos mais utilizadas pelos pacientes são pertencentes ao grupo C - Sistema Cardiovascular com 62,02% (n=366) dos medicamentos prescritos. Os PRM foram classificados de acordo com a necessidade, efetividade, segurança e adesão medicamentosa. Em 24% (n=18) houve PRM do tipo 1 quando há a necessidade de acrescentar um medicamento à prescrição do paciente. Foram encontradas 382 interações medicamentosas, sendo que em 89,80% (n=343) as interações foram do tipo C. Em 44,88%(n=57) das intervenções houve a solicitação do monitoramento do tratamento, em especial o risco de rabdomiólise. Em 39,75% (n=33) das prescrições dos pacientes idosos foi prescrito o AAS que apresenta evidência Alta/Forte para um potencial risco de sangramento nesta população. CONCLUSÃO: Através do acompanhamento farmacoterapêutico realizado de forma individualizada ao paciente com DRC em tratamento não dialítico foi possível avaliar o perfil farmacológico da amostra dessa população. Assim como, identificar, prevenir e corrigir os PRM através das intervenções farmacêuticas realizadas.
Co-orientador - 2098873 - ANDREA MARTINS MELO FONTENELE
Externo à Instituição - BRUNO ALEXANDRE QUADROS GOMES - UFPA